Em nota, Prefeitura de Simões destaca que manifestações são voltadas somente para empresas Eólicas

Em resposta a uma matéria veiculada ao Portal InfoNewss, sobre as manifestações dos moradores das Serras do Maracujá, dos Cecílio, dos Rafael e Jatóba, em Simões, a Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Zé Wlisses, divulgou uma nota nesta terça-feira, 21, esclarecendo a situação e delineando as responsabilidades de cada parte envolvida.

Matéria relacionada — Moradores de comunidades em Simões intensificam manifestações por descumprimento de acordos com empresas eólicas e prefeitura

Conforme o comunicado, a Prefeitura já está cumprindo suas promessas firmadas em Audiência Pública. As obras de recuperação das estradas das comunidades já foram iniciadas, os projetos das quadras de futebol estão prontos e as licitações foram marcadas. Além disso, o projeto para um ponto de apoio à saúde também foi concluído.

Por outro lado, a nota destaca que a empresa Ventos de São Zacarias é responsável pelo conserto das casas danificadas pela construção do parque eólico. A nota da Prefeitura sublinha que é a empresa VSZ que não cumpriu suas obrigações, motivo pelo qual os moradores continuam a protestar.

Ainda segundo a Prefeitura, a ação judicial contra os manifestantes foi movida pela empresa Ventos de São Zacarias e não pelo governo municipal.

O prefeito Zé Wlisses e sua equipe reiteram seu apoio às comunidades afetadas, garantindo que estão do lado dos moradores. “Já iniciamos o melhoramento das estradas das comunidades. Quero reiterar que tanto o poder executivo quanto o legislativo estão à disposição da comunidade para resolver os problemas com a empresa. Nosso compromisso está sendo cumprido e todas as ações estão em andamento, sem descumprimentos. Estamos abertos ao diálogo e estamos tratando das reivindicações da comunidade. No que diz respeito à nossa responsabilidade pela recuperação das estradas, o trabalho já começou e, nos próximos dias, mais maquinário estará chegando para ampliar os serviços.” Disse o prefeito.

O representante de uma das comunidades, Sr. Cícero, confirmou que a Prefeitura não possui pendências com os moradores e que está cumprindo com suas responsabilidades, e que as ações da administração municipal em prol das comunidades já estão em andamento e atendem às demandas acordadas. “A parte acordada durante a audiência pública está sendo cumprida pela prefeitura, e a gestão não tem pendências com a comunidade. No entanto, a empresa está em débito conosco, pois não está realizando a reforma das casas. Esse protesto é direcionado exclusivamente à empresa que não está cumprindo suas obrigações.” Relatou.

Edilberto Abdias, secretário de Administração, falou sobre as ações da prefeitura. “Estamos visitando os serviços de recuperação das estradas, um dos compromissos firmados pela gestão em audiência, e temos ainda a construção de dois campos, um ponto de apoio de atendimento a saúde, e também a cobertura de uma quadra de esportes, e todas a obras obedecem à lei, estão com processo licitatório iniciado. Apoiamos as manifestações, e tentaremos pacificar esse impasse entre a empresa e as comunidades.” Enfatizou.