Doce, salgada, apenas com manteiga ou muito recheio. A tapioca, ou beiju para os piauienses, agrada de todas as formas. Nesta quinta-feira (15), é comemorado o dia do alimento que é bastante consumido no café da manhã, e também uma das opções mais procuradas antes ou depois da prática de atividades físicas.
Tapioca com sorvete é uma das especialidades de Germano Oliveira. — Foto: Isanelle Nascimento/SVM
No mercado do bairro Mafuá, na Zona Norte de Teresina, o Bom Dia Piauí deu dicas de como preparar a iguaria de origem indígena, consumida há centenas de anos no Brasil.
“O segredo do beiju é na hora de molhar a massa. Se ficar muito seca o beiju não vai prestar, vai ficar todo esfarelado. Se molhar demais, vai ficar muito liguento”.
A frigideira quente também é um diferencial na hora de assar o alimento, disse Dona Remédios, cozinheira de uma lanchonete no Mercado do Mafuá.
Tapioca com carne de sol, feita por Leonícia Rodrigues, no Ceará. — Foto: Isanelle Nascimento/SVM
Receita tapioca com carne de sol
- 300g de goma seca (massa da tapioca);
- sal a gosto;
- água
- 150g de carne do sol
- 1 colher de óleo
- 1 cebola pequena
- Sal a gosto
Coloque a goma numa tigela e aos poucos acrescente a água, misturando bem até obter uma farofa úmida e granulosa. Refogue a carne de sol desfiada com o óleo e a cebola até dourar.
Em uma frigideira bem quente coloque a massa numa fina espessura e após cerca de 2 minutos em fogo baixo a médio, vire e depois passe um pouco de manteiga ou margarina e recheie com a carne de sol.
Fonte: G1 Piauí