segunda-feira, 20 setembro 2021
Últimas
Casa / Outros destaques / Detran-PI retorna serviços de vistoria e cartórios; sistemas do Renavan e infrações seguem fora do ar

Detran-PI retorna serviços de vistoria e cartórios; sistemas do Renavan e infrações seguem fora do ar

O diretor-geral do Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), Antônio Torres, informou que o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) retomou nesta segunda-feira (23) os serviços de vistoria e cartório de veículos. Já os sistemas do Renavan (veículos) e Renainf (infrações) seguem foram do ar, com previsão de serem normalizados até quarta-feira (25).

“Estamos liberando hoje toda a parte de vistoria de veículos e a parte de cartório. Durante o dia, vamos continuar trabalhando, a equipe que está aqui no Detran, tanto na informática quanto na parte de suporte, para até o final do dia reestabelecer outros serviços. A ideia é que entre hoje até quarta-feira (25) todo o sistema esteja totalmente reparado”, explicou o diretor.

De acordo com o Detran, são três os serviços gerais oferecidos pelo departamento: Renavan, Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Desde o dia 19 de julho, após problema no servidor Mainframe, que armazena os dados do órgão, o Renavam e Renainf ficaram indisponíveis aos usuários.

Uma semana depois, ainda em julho, o sistema foi restaurado parcialmente, mas o serviço de Renavam continuou apresentando problemas e apenas o Renainf estava totalmente funcionando. Já em agosto, o servidor defeituoso precisou ser desligado de vez.

Os usuários reclamam que não estão conseguindo efetuar transferência de veículos recém-comprados e recuperar ou quitar dívidas de veículos que foram apreendidos.

O Renach foi o único serviço que esteve sempre operando normalmente. Esses serviços englobam os atendimentos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo: Renovação de CNH, primeira habilitação, marcação de exames, realização de capturas de imagens e biometria.

Agora, conforme o diretor-geral da ATI, Antônio Torres, com o conserto do servidor do Detran as diversas condições de possíveis problemas no sistema estão sendo verificadas. Segundo ele, o tipo de interferência que ocorreu e provocou toda essa instabilidade no departamento, não vai mais ocorrer.

“Com as condições que foram dadas agora, nós temos todo o tipo de soluções para essas situações. Então, esse tipo de intercorrência há possibilidade de ocorrer é que seja mínima, que seja zero. E a partir do momento que for instalado o novo sistema, em uma nova plataforma, a possibilidade de ocorrer um problema é zero”, contou.

A expectativa, segundo Antônio Torres, é que esse novo sistema seja instalado nos próximos 90 dias. Conforme o último boletim apresentado pela ATI, a avaria nos equipamentos já foi solucionada pela empresa responsável. No entanto, a base de dados do Detran precisa passar por uma atualização para que as informações relativas a veículos e infrações sejam restabelecidos em sua totalidade.

Usuários que possuíam agendamentos para os dias de inoperância dos sistemas, não serão prejudicados. Essas pessoas, assim que a situação for normalizada, poderão se dirigir ao Detran de sua preferência para realizar o seu atendimento. Não será necessário fazer um novo agendamento.

Fonte: G1 Piauí

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Criminosos amarram dentista na própria casa e roubam carro da vítima em município do Piauí

Dois homens armados amarraram um dentista na sua própria casa e roubaram o celular e …