quarta-feira, 20 outubro 2021
Casa / Outros destaques / Defesa Civil fiscaliza distribuição de água por caminhões-pipa no semiárido

Defesa Civil fiscaliza distribuição de água por caminhões-pipa no semiárido

A Secretaria da Defesa Civil esteve em cinco municípios do Piauí nessa última semana realizando a fiscalização da distribuição de água nas regiões afetadas pela seca. O órgão assumiu a Operação Carro-Pipa após o exército brasileiro suspender o trabalho por falta de recursos.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto, as equipes verificam desde o ponto de coleta da água até a distribuição da água nas residências das famílias.

“Equipes da Defesa Civil do Estado estão em campo verificando a situação desde o ponto de captação de água, que geralmente é um poço tubular, atestando a qualidade para levar a essas famílias. Esse é um trabalho difícil de ser monitorado, eis que diferentemente do Exército Brasileiro que entrega a água colocando em um ponto e as famílias vão buscar nesse local, nós estamos deixando a água de porta em porta devido a essa dificuldade”, explica o secretário.

Na primeira visita, a Defesa Civil esteve nos municípios de Alagoinha, Francisco Macedo, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito e Vila Nova do Piauí. José Augusto ressalta que se algo for verificado, o dono do caminhão-pipa responsável pela distribuição da água, será excluído do processo de abastecimento.

“Nesse primeiro momento foi muito mais para educar, mostrar que se algo for verificado, algo for detectado quanto a qualidade, quanto na entrega, o pipeiro será excluído do processo. Nós temos esse compromisso social de entregar água de fonte hídrica regular, comprovada e que possa saciar a sede do piauiense.

Até o momento, 50 municípios do estado já decretaram situação de emergência por conta da estiagem. A fiscalização nas outras cidades do estado devem continuar nas próximas semanas.


Fonte: Cidade Verde

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Dono de autoescola morre por complicações da Covid-19 aos 40 anos no Piauí

O empresário da cidade de Água Branca José Moreira Lima Neto, 40 anos, proprietário da …