35.2 C
Picos

Com rios em situação de alerta, Piauí tem previsão de chuva intensa para todos os municípios

#

Com a atuação de uma zona de convergência intertropical (ZCIT), todos os municípios do Piauí estão com alerta de chuvas intensas durante este sábado (20) e parte do domingo (21). Atualmente o rio Parnaíba, em Luzilândia, o Marataoan, em Barras, e o Longá, em Esperantina, estão em situação de alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo devido à possibilidade de chuva intensa entre 20 até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Esse alerta é para todos os municípios e segue até as 10h de domingo, quando será divulgado um novo boletim.

Para 11 municípios localizados no extremo Norte, o alerta é também laranja, isso porque existe a possibilidade de chuvas ainda mais intensas, com até 100 mm/dia. Esse alerta é para as cidades de: Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Piracuruca e São João da Fronteira.

Segundo o instituto, até o dia 24 de abril, o fluxo de umidade do oceano para o continente e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente no Norte do Piauí.

Cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Monitoramento do Rios

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que na Bacia do Parnaíba existem três rios que requerem maior atenção, pois estão acima do nível considerado normal.

Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,61 m, então está apenas 9 cm abaixo da cota de inundação, com a tendência de redução nas próximas horas, continuando em situação de alerta.

Na cidade de Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 3,93 m, estando 27 cm abaixo da cota de inundação, de 4,20 m, devendo apresentar leve redução nas próximas horas, desde que não sejam observadas mais chuvas intensas, permanecendo então na cota de alerta.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,75 m, já 65 cm abaixo da cota de inundação. A tendência de momento é que o nível do rio seja reduzido nas próximas horas, devendo chegar a valores próximos de 6,50 m, permanecendo em situação de Alerta, caso não ocorram novas chuvas intensas.

Nos demais rios que compõe a bacia do Parnaíba a situação é de normalidade.

Fonte: Cidade Verde

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas