Com 1 caso de coronavírus, cidade do interior do Piauí abre o comércio e salões de beleza

A Prefeitura de Bela Vista do Piauí decretou a abertura gradual do comércio no município, localizado a 405 km de Teresina. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, a decisão está em vigor desde a última segunda-feira (8). A cidade de pouco mais de 4.000 habitantes tem um caso confirmado de coronavírus e nenhuma morte por Covid-19.

Com a flexibilização das regras de isolamento em Bela Vista, o estado passa a ter mais de 10 cidades com regras específicas de retomada da economia durante a pandemia de coronavírus.

O governador Wellington Dias (PT) criticou os municípios que decretaram regras próprias de abertura e não seguiram ao programa unificado de retomada do estado. Segundo Dias, pode virar “bagunça geral” e gerar colapso do sistema de saúde do Piauí.

Além das atividades essenciais, estão permitidas em Bela Vista do Piauí as aberturas de: salões de beleza e clínicas de estética, lojas que comercializem materiais de construção, confecções e calçados, peças de veículos, eletrodomésticos, papelarias, informática e joalherias.

As atividades essenciais, farmácias, supermercados, lotéricas, frutarias, açougues, distribuidoras de gás, borracharias e serviços de delivery estão mantidas.

Segundo a secretária de administração de Bela Vista do Piauí, Iolanda de Sousa, os estabelecimentos deverão obedecer às orientações sanitárias da prefeitura para funcionarem de forma correta.

“Existem restrições, os estabelecimentos passaram por orientações e devem seguir as normativas segundo estabelece o Ministério da Saúde”, explicou.

Decreto de Bela Vista do Piauí  — Foto: Reprodução

Decreto de Bela Vista do Piauí — Foto: Reprodução

O decreto estabelece que os estabelecimentos em funcionamento devem disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes, uso obrigatório de máscaras, funcionamento reduzido a 50% do normal e com distanciamento mínimo de 1,5m entre cada pessoa.

Por outro lado, as academias, bares, clubes lanchonetes e restaurantes permanecem fechados. Atividades coletivas esportivas, culturais ou religiosas continuam proibidas até 22 de junho.

Por fim, a determinação limita o tráfego de veículos automotores durante o horário comercial pela avenida Valentim Marques Barbosa, principal rua da cidade, das 7h às 12h e 14h às 16h.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1