18.5 C
Picos

Centro de Desastre emite alerta para risco de enxurrada com granizo em Uruçuí e mais 140 cidades do Piauí; veja

#

O centro de Desastre acionou a Defesa Civil do Piauí sobre a possibilidade para de enxurradas e chuvas com granizo na região de Uruçuí, no Sul do estado, nesta quarta-feira (14). De acordo Vitorino Tavares, diretor da Defesa Civil, o alerta se faz necessário para que as autoridades se programem para evitar transtornos para a população.

“Houve um alerta para Uruçuí chamando atenção para a possibilidade e quase certeza para grandes chuvas naquela região. Serão chuvas intensa, enxurrada que pode ocasionar alargamentos. Por isso, o alerta serve para chamar atenção das autoridades para possibilidade de deslizamentos”, afirmou o diretor.

Mapa mostra situação do tempo no Piauí para mês de março com risco de enxurrada (Foto: Reprodução / TV Clube)Mapa mostra situação do tempo no Piauí para mês de março com risco de enxurrada (Foto: Reprodução / TV Clube)

Mapa mostra situação do tempo no Piauí para mês de março com risco de enxurrada (Foto: Reprodução / TV Clube)

O climatologista Werton Costa explica o que acontece com tempo na região de Uruçuí para que fenômenos como este ocorram. Segundoe ele, há uma curva de crescimento da umidade em função da proximidade com zona de convergência, e o pico desta curva é no mês do março.

“Uma nuvem de 100 km de diâmetro, com temperaturas na casa de 80 graus negativos, forma-se nesta quarta-feira sobre o município de Uruçuí. Um alerta foi emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil à Defesa Civil estadual, pois existem riscos de enxurrada, deslizamentos e precipitação de granizo naquele município”, comentou.

Cidades do Piauí para as quais vale o alerta do Inpe sobre riscos de chuvas:

Assunção do Piauí, Barra D’Alcântara, Barras, Barro Duro, Batalha, Belém do Piauí, Beneditinos, Boa Hora, Bocaina, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Grande do Piauí, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Colônia do Piauí, Curralinhos, Curral Novo do Piauí, Demerval Lobão, Dom Expedito Lopes, Domingos Mourão, Elesbão Veloso,- Esperantina, Floresta do Piauí, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guadalupe, Hugo Napoleão, Ilha Grande, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Jaicós, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, Jerumenha, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Lagoinha do Piauí, Landri Sales, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Marcolândia, Marcos Parente, Massapê do Piauí, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Oeiras, Olho D’Água do Piauí, Padre Marcos, Palmeirais, Paquetá, Parnaíba, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Pau D’Arco do Piauí, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Porto, Porto Alegre do Piauí, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Santana do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio dos Milagres, Santo Inácio do Piauí, São Félix do Piauí, São Francisco do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João da Canabrava, São João da Fronteira, São João da Serra, São João da Varjota. São João do Arraial, São José do Divino, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Fidalgo, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simões, Sussuapara, Tanque do Piauí, Teresina, União, Valença do Piauí, Várzea Grande, Vera Mendes,- Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.

Fonte: G1/AZ

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui