O estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, foi liberado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para receber o sistema de arbitragem de vídeo, o VAR, no confronto entre Altos e Treze, pelo jogo de ida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Esta vai ser a primeira vez que o VAR vai ser utilizado em uma partida no estado do Piauí. A vistoria foi feita nesta quinta-feira, em Teresina.
A confirmação foi dada por Carlos Radmes, membro do Controle de Qualidade da Federação Cearense de Futebol (FCF) e representante da CBF. De acordo com o profissional, foram feitos pedidos de adequações à Federação de Futebol do Piauí (FFP), filiada da CBF no estado, para suporte na logística da operação do VAR. Segundo ele, é necessário espaço reservado com espaço para cabeamento e mudanças na parte elétrica.
– Nessa vistoria, nós fizemos análises de algumas questões como, por exemplo, a sala do VAR, para nós comportarmos os nossos equipamentos e onde ela vai estar. Vi que foi super possível (ter o VAR). Vai ser atendido e, sim, teremos. Vi a questão da estrutura, também. Tudo que foi solicitado, eles vão me atender. Local para passar o cabo, mudanças na parte elétrica. Tudo vai ser atendido por eles. No dia do jogo, chegamos quatro horas antes para garantir os 100% do VAR – afirmou Carlos Radmes, membro do Controle de Qualidade da Federação Cearense de Futebol (FCF) e representante da CBF.
A operação do VAR para esta partida é descentralizada. Isto significa que a operação sai da CBF (no Rio de Janeiro) e vem todo para o local do jogo (no Lindolfo Monteiro, em Teresina). Quando a operação é centralizada, a cabine é toda monitorada no Rio de Janeiro.
– Está confirmado o VAR. É o primeiro VAR na história do Piauí. A confirmação agora, de pronto. Nós vamos isolar a arquibancada do lado esquerdo das cabines de rádio. Do lado direito, onde ficam os torcedores do Altos, nós vamos isolar com policiamento para dar toda segurança para que o VAR trabalhe com tranquilidade – comentou Daniel Araújo, vice-presidente da FFP.
Altos x Treze é 3º confronto do Alviverde com VAR
Esta vai ser a terceira partida do Altos com uso do VAR. A primeira foi nas quartas de final da Copa do Nordeste de 2021, em Salvador, na derrota para o Vitória por 2 a 1. Relembre abaixo.
Os melhores momentos de Vitória 2 x 1 Altos pelas quartas de final da Copa do Nordeste
O segundo jogo foi nesta temporada, no jogo entre Fortaleza e Altos, na capital cearense, quando o Leão goleou o Alviverde por 5 a 0. Reveja a partida.
Escala de arbitragem para Altos x Treze
- Árbitro: Djonaltan Costa De Araújo (PA);
- Árbitro Assistente 1: Márcio Gleidson Correia Dias (PA);
- Árbitro Assistente 2: Rafael Bastos Cardoso (PA);
- Quarto Árbitro: Fábio Gomes De Sousa (PI);
- Analista de campo: Karol Venicius Mendes Soares Martins (PI);
- VAR: Vinicius Furlan (SP);
- AVAR: Fábio Rogerio Baesteiro (SP)
- Observador de VAR: Silvio Eduardo Silva e Silva (MA);
- Quality manager: Carlos Radmes Sousa Da Silva (CE).
O que é o VAR no futebol?
A sigla VAR é uma abreviação em inglês para “Video Assistant Referee” que, traduzindo, significa “Árbitro Assistente de Vídeo”. Na prática, ele é um tipo de tecnologia cuja função é auxiliar as decisões do árbitro de campo em lances específicos de uma partida, por meio das imagens captadas por câmeras espalhadas pelo estádio.
O uso do VAR ficou em evidência pela primeira vez durante a Copa do Mundo de 2018, na Rússia e, posteriormente, na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Neste segundo torneio, inclusive, um dos casos mais impressionantes da tecnologia foi a confirmação do gol da vitória do Japão sobre a Espanha, no qual a bola não saiu pela linha de fundo por questão de milímetros.