20.8 C
Picos

Cavalgada em homenagem a Vaqueiros e Agricultores atraem Multidão e abre 32ª Festejo de São José em Belém-PI; Veja a cobertura completa

#

Aconteceu neste sábado (10/03) abrindo as festividades religiosas dos Festejos de São José, padroeiro do Município de Belém-PI, uma homenagem bonita e singela a duas importantes figuras do nordeste, o vaqueiro e o agricultor. A Homenagem aconteceu através de uma cavalgada e posteriormente uma Missa.

Iniciando a tardezinha a cavalgada saiu do Bairro Favela e dirigiu-se até as ruas de Belém, ao chegar na cidade liderados pelos Padres Fernando Amando e Miguel Feitosa e dezenas de vaqueiros, agricultores e demais fies desfilaram por diversas ruas acompanhada do Imagem de São José. Ao final do Percurso os Vaqueiros e Agricultores dirigiram-se até a Igreja Católica onde foi celebrado a Missa em homenagem a essas duas figuras.

O principal objetivo, dessa Missa, segundo o Pe. Fernando, é mostrar a importância do vaqueiro e do agricultor para a construção da sociedade Belenense, que tem suas raízes, pautadas fundamentalmente na agropecuária e agricultura familiar.  Dessa forma, este ano a organização dos festejo, trouxe essa homenagem mais que merecida à essas figuras.  “Nesse primeiro dia de festejo de São José aqui em Belém foi um sucesso, primeiro que já estava no coração do povo a festa de são josé, e depois com essa novidade muito boa que foi a festa dos vaqueiros e dos agricultores, então a expectativa que nós temos ao decorrer da semana com as novenas é muito grande.” e finalizou dizendo que é nosso dever manter vivo a historia dos vaqueiros, sou filho de agricultor e sei as dificuldades do homem da roça.

Além dos Padres, Fernando e Miguel, autoridades do município e cidades vizinhas prestigiaram o evento, como o Prefeito Ademar Aluisio de Carvalho, vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o vereador presidente da Câmara Municipal Bernardino Carvalho, o vereadores Ildmar Granja e Luisinho, e o ex vereador e secretário de Administração Sherlyn Oliveira.

No início da concentração dos vaqueiros na comunidade favela  o Prefeito Ademar ressaltou a importância da cavalgada em homenagem a essas figuras. ” a avaliação foi positiva porque trouxe inovações e reuniu uma grande multidão superando todas as expectativas. Aproveito a oportunidade para parabenizar nossos agricultores e vaqueiros que na minha visão são verdadeiros heróis, homens fortes que sobrevivem em meio as adversidades. são um exemplo autentico do nordestino e merecem todos os nossos parabéns”. Disse o Prefeito.

A missa foi campal e contou com a participação de um enorme número de fies devotos. A santa missa foi dirigida pelo Pe. Miguel, da cidade de Simões, que ressaltou sua devoção por são José. ”É sempre é uma graça celebrar a eucaristia e principalmente na abertura dos festejos de São José, padroeiro dessa comunidade e de toda a igreja católica, e também com muita alegria fico pelo resgate da historia da vida dos vaqueiros, resgatar essa cultura e tradição que aos poucos esta sendo esquecida, e parabenizo a equipe e aos sindicatos de belém e padre marcos, a igreja católica, enfim parabenizo a toda a cidade de belém por esse resgate”.

 

A programação religiosa continua, hoje, dia ( 03/11) com batizados, novena e missa celebrado pelo Bispo Dom Plínio e se estende até o dia (19/03) com a Missa Solene de encerramento e posteriormente tem-se a procissão. Este ano, a festa tem como tema “ Com São José, vivenciamos a unidade em Cristo”.

Os Festejos de São José

Segundo apurou a redação do site infonewss com Vera Queiroz, coordenadora da Igreja local, as tradições religiosas tiveram início no ano de 1975, quando a comunidade Canto Alegre, hoje cidade de Belém-PI, ainda pertencia politica e administrativamente ao Município de Padre Marcos.

A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Francisco Rocha, já a segunda foi presidida por Missionários Combonianos. Em seguida houve a visita da Irmã Maria, que fez o convite para formar a Comunidade Católica pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Jaicós, vinculada à Diocese de Picos.

Em Belém os festejos, em homenagem a São José são realizados desde 1986, antes mesmo da emancipação do município, que aconteceu em 1995. Na época, a comunidade chamada de Canto Alegre, recebeu a primeira imagem do Santo. A partir daquela data, todos os anos é celebrado os Festejos de São José com o novenário e realização da Missa Solene.

O site Infonewss.com realizou a cobertura do evento e todas as fotos podem conferidas clicando aqui.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui