Um candidato do concurso da Polícia Civil do Piauí foi autuado por tentativa de fraude na manhã deste domingo (10), em Teresina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ele conseguiu entrar no local de aplicação de prova com um simulado e foi flagrado por um fiscal dentro da sala. No sábado (9), três candidatos que participariam do certame foram presos por suspeitas de fraudar outro concurso, o de agente penitenciário de 2016.
Segundo o delegado Luciano Alcântara, a prova não continha as mesmas questões do exame oficial, mas possuía anotações relacionadas ao conteúdo cobrado. “Foi constatado que ele estava com a prova do Nucepe que foi entregue e outro caderno de prova”, informou.
Inicialmente, o candidato foi encaminhado para a coordenação do local de prova e depois para o Grupo de Repressão ao Crime Organização (Greco) sob suspeita de tentar fraudar o concurso. Em seguida, ele foi conduzido para a Central de Flagrantes.
Neste domingo (10), ocorre a primeira etapa classificatória do certame, que teve 21.356 inscritos. Candidatos aos cargos de delegado e agente de polícia são submetidos à prova escrita objetiva. A prova para perito ocorrerá no dia 1º de julho.
Denúncias
A Delegacia Geral do Estado lançou a campanha “Fraudar concurso é crime” para tentar coibir esse tipo de crime durante o certame. O número (86) 99462-6785 foi disponibilizado para envio de denúncias via WhatsApp. A pena pelo crime de fraude é de 1 a 6 anos de prisão.
Fonte: G1