Neste sábado, dia 04, milhões de brasileiros foram aos postos de saúde no dia D da vacina contra a gripe. A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria de Saúde, também entrou na luta contra o vírus na Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza).
O público alvo da vacina foi para os grupos prioritários, que são: pessoas a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas –, os funcionários do sistema prisional e crianças de 6 (seis) meses até 6 (seis) anos de idade.
A população, como de praxe, compareceu e lotou a unidade de saúde do município. Igualmente a edição de 2018, meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada grupo prioritário, reduzindo assim as complicações, internações e o nível de mortalidade advindo do vírus.
Para acolher as crianças, uma grande estrutura foi montada na Unidade de Saúde, Também foram entregues brindes com intuito de melhor recepciona-las e gratifica-las.
Para Secretário da Saúde as campanhas demonstram que a prevenção é sempre a melhor forma de ação no combate à doença, “Fico muito satisfeito em participar dessa mobilização, chegar à unidade de saúde e ver que a comunidade atendeu ao chamado da secretaria de saúde e estão vindo se imunizar contra a gripe. Precisamos nos prevenir e a vacina da gripe nos imuniza contra outras vulnerabilidades do nosso corpo,” disse.
Como prevenir – A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. Porém, os profissionais de saúde orientam os cuidados que as pessoas devem ter com a higiene das mãos e dos ambientes.
Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal.
Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica. O recomendável é procurar o médico ou uma unidade de saúde mais próxima.
Contraindicações – A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Fotos;
[rl_gallery id=”55767″]
Da redação, Infonewss.com