24.3 C
Picos

Belém do Piauí inicia imunização da população acima de 24 anos

#

Sete meses após o início da vacinação em massa da população contra a Covid-19, o município de Belém do Piauí avança na imunização de toda a sua população adulta. 

Na última quarta-feira, 18 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde deu início à vacinação – com a primeira dose, da população com idade igual ou superior a 25 anos.

A vacinação é realizada no Centro Municipal de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, instalado na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dalila Dulcinéia Dias, no centro da cidade.

As vacinas contra o novo coronavírus, Sars-CoV-2, representam para muitos  esperança por dias melhores.  Reunir a família, abraçar e beijar sem medo, substituir encontros on-line por presenciais e, claro, abolir o uso de máscara são unânimes  e estão entre os desejos para o fim da pandemia pelo público que recebe a dose da vacina.

De acordo com o enfermeiro e coordenador da campanha no município, Voney Barros, cento e setenta pessoas (170) foram contempladas com a primeira dose nas últimas 24 horas.

Reações da vacina

Durante a campanha de vacinação, a enfermeira do município, Kellyane Feitosa, orientou e tirou dúvidas sobre o período de pré e pós vacinação.

Dor no braço, dor de cabeça, cansaço e febre são alguns dos sintomas que você pode sentir horas depois de tomar uma vacina. Os efeitos supramencionados são sinais do seu corpo formando a resposta imune e desaparecem dentro de alguns dias.

Segunda dose

Em paralelo, ocorre também a aplicação da segunda dose às pessoas que já receberam a primeira dose e aguardaram o período de quarenta dias.

Vacinômetro

Belém do Piauí registra um total de 2598 doses aplicadas. 1781 pessoas foram vacinadas com a primeira dose,  746 com a segunda dose e 71 com dose única.

O município possuí um percentual de 49,65% da população vacinada com a primeira dose e 22,77% totalmente imunizada.

Mais fotos

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas