34.6 C
Picos

Alunos de Belém do Piauí visitam Parque Nacional Serra da Capivara e Museu do Homem Americano

#

Uma experiência diferente, repleta de aventura, diversão e conhecimento, foi o que estudantes do município de Belém do Piauí puderam vivenciar no último sábado, 10 de novembro, quando tiveram a oportunidade de conhecer dois importantes pontos históricos e turísticos do estado do Piauí.

Alunos do 9° ano A e B, da Escola Municipal Monte Sinai, de Belém do Piauí, visitaram o Parque Nacional Serra da Capivara e o Museu do Homem Americano, localizados nos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias. A visita contou com a participação de 40 alunos, acompanhados de professores e do diretor Leonard Duane.

No parque, os alunos conheceram o conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Conheceram também a riqueza em fauna e flora que o local possui.

Foto: Reprodução

Na visita ao Museu do Homem Americano, os jovens tiveram contato com as evidências da ocupação humana na região, conhecendo o acervo composto por peças líticas, esqueletos, cerâmicas e outros artefatos das escavações arqueológicas na região da Serra da Capivara.

Foto: Reprodução

De acordo com o diretor, Leonard Duane, foi uma experiência única. “Foi uma experiência única. Lá é um lugar muito bonito, de natureza inigualável, um parque exótico e um dos mais bem conservados do mundo. Uma experiência riquíssima, quando os guias também repassaram novas informações, detalhes do parque, de como os primeiros homens da América surgiram” disse.

Foto: Reprodução

Leonard também disse que a experiência vai ficar na memória dos alunos. “Foi enriquecedor para os alunos, muitos deles ficaram abismados com a natureza, com o museu, os vários vestígios arqueológicos. Com certeza foi uma experiência única, e cada aluno de Belém tem muito a levar para a sua vida dessa experiência que eles tiveram, vai ficar na memória. Tivemos também um momento de lazer, que foi outro momento que eles se divertiram. A viagem promoveu também a integração entre as duas turmas, foi muito interessante ter essa integração, já que eles não tem muito contato” falou.

Por fim, o diretor agradeceu o apoio do prefeito Ademar. “Agradeço ao prefeito Ademar, que este ano deu um apoio maior, investiu mais, tínhamos condição de levar todos os alunos, e ele ajudou também no custeio do almoço. Foi uma viagem empolgante, prazerosa e bem organizada, saiu tudo conforme planejamos” concluiu.

Roda de Leitura

Também investindo em atividades diferentes, a Escola Municipal Monte Sinai, realizou no dia 30 de outubro uma roda de leitura, com o intuito de mudar a realidade em que a leitura aparece como um obstáculo ao sucesso escolar e cumprir o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que pretende envolver todos os alunos do 6° ao 9° ano em um proposta de ler por prazer.

O projeto também tem como objetivos a formação de leitores críticos, ampliação do conhecimento literário dos alunos, desenvolvimento do hábito de leitura, promoção de troca de experiências literárias entre alunos e professores e ampliar as visitas nas bibliotecas e eventos literários.

Segundo o diretor Leonard, foi um momento de aprendizado. “Realizamos a primeira edição da roda de leitura, um evento literário com os alunos do 6° e 7° anos. Os dois sétimo anos trabalharam com crônica e os alunos do sexto com poesia. Cada aluno, após ter lido seu livro, a gente fazia uma rodada em que cada um contava sua percepção da crônica ou poesia lida. Foi um momento de troca de experiências, de histórias, um momento muito importante” disse ele.

    

 

 

 

Fonte: Cidades na Net

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui