24.7 C
Picos

Aluno de Vera Mendes conquista ouro na OBMEP e fica 1° lugar nível 2 em todo Estado do Piauí

#

Um adolescente de 13 anos está fazendo história na cidade de Vera Mendes e em todo estado Piauí, Jeferson Xavier de Paulo, estudante do 9º ano da Escola Municipal José Andrade Maia, foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), em uma disputa com mais de 17,8 milhões de alunos de escolas públicas em todo o país.

A divulgação oficial do resultado oficial da 16ª edição a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foi realizado nesta terça-feira, dia 18 de janeiro. O projeto é dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Esta edição da olimpíada teve a participação de 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total de cidades do país, um número recorde na história da premiação, onde serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa.

Entre os premiados está o jovem da cidade de Vera Mendes, Jeferson Xavier, que além de conquistar ouro, foi primeiro lugar nível dois em todo estado do Piauí. Com a conquista, Jeferson garantiu seu ingresso em programas de iniciação científica, com direito a uma bolsa de incentivo financeiro mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O estudante que é filho da professora Djacilene Xavier e do Vereador e também professor, José Ayres, conquistou respectivamente nos anos de 2019 e 2020, menção honrosa e medalha de bronze, e no ano de 2021 também foi premiado como aluno destaque entre as escolas públicas município.

A notícia gerou grande alegria para a família e toda população veramendense. Autoridades municipais se manifestaram pela conquista do resultado e consequente destaque a nível de Estado do aluno, já que este sempre estudou no sistema de ensino público do município.

A secretária municipal de educação, professora Elisângela Marques, parabenizou o aluno Jefferson e disse que está muito feliz pela conquista dele, ao tempo em que espera que essa vitória sirva ainda mais de estímulo para os demais alunos, para que todos venham a colher várias vitórias semelhantes por meio da Educação.

O Prefeito Dr. Carlim, entusiasta da educação como forma de crescimento das pessoas, também parabenizou o aluno Jefferson e desejou que essa conquista seja crescente e sirva de exemplo para todos aqueles que também têm a Educação como mola mestra para o desenvolvimento da sociedade.

Para o Aluno Jeferson, considera um momento importante em sua vida e agradece a Deus, que sem ele não teria conquistado nada, seguidamente a família e o apoio deles que sempre motivou a estudar e a conseguir tais objetivos.

Vale ressaltar, que a Educação Municipal de Vera Mendes ao longo dos últimos anos tem evoluído atingindo resultados positivos, como é o caso da avaliações IDEB e IOEB.

OBMEP

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC). O principal objetivo da OBMEP é estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade dos professores e estudantes.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas