34.6 C
Picos

A História Política de Belém do Piauí contada através de números – Parte I

#

Pela primeira vez na história da comunicação Belenense, os leitores do site infonewss.com, terão o prazer de avaliar eleição por eleição, a história política de Belém do Piauí, em um levantamento inédito e exclusivo feito pela redação desse Site.

Com parte dos dados levantados e coletados através da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE-PI, os eleitores da cidade vão poder analisar os números, as conquistas e as derrotas ao longo da história político-administrativa de Belém desde 1996.

Em sequência, na arte ao lado, é possível acompanhar a vitória de cada prefeito, que em algumas ocasiões, retornaram ao poder por mais de uma vez. Ao longo da história, até o momento tivemos 6 eleições e 3 prefeitos em Belém do Piauí. Veja os prefeitos que fizerem parte da história Política de Belém:

 

Foto: infonewss

Breve contexto histórico

Apesar de ter sido emancipado apenas de 1996, a história de Belém do Piauí, assim como das outras cidades Piauienses, se perde nas brumas do passado, segundo a tradição remonta, a meados do século XVIII quando o português Joaquim Ribeiro Torres, ao alcançar a maioridade, deixa a casa de seus pais, onde hoje localiza-se a cidade de Fronteiras-PI, e estabelece-se na localidade Perigo, hoje município de Padre Marcos-PI. Posteriormente o mesmo, mudou sua residência para as margens do Rio Grande (Curimatá), já que as terras da região era as melhores que existiam para agricultura de subsistência e especialmente para criação de gado, na época a grande riqueza da Província. Nessa diapasão histórico é que começou a habitação das terras, conhecidas hoje, como belenenses.  (fonte IBGE).

As disputas Eleitorais – Parte I 

A história política de Belém do Piauí tem início com uma Lei estadual (n.4810) de 14 de dezembro de 1995, desmembrado o povoado Malhada Grande da cidade de Padre Marcos-PI. No ano seguinte aconteceram as primeiras eleições, disputados entre José Anfrizio de Carvalho, do Partido da Social Democracia Brasileiro, o PSDB, e, Antônio Gomes de Sousa, do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB. Antônio Gomes, vence as eleições com 800 votos consagrando-se como o primeiro prefeito do município.

 

Foto: TSE

A disputa para o cargo de vereador foi bastante acirrada, sendo eleito os seguintes vereadores: Ademar Aluizio de Carvalho, do PTB, com a expressiva votação de 185 votos; em segundo lugar foi eleito José Flugencio de Alencar (Zé de Peninha), do PTB, com 103 votos; em terceiro lugar foi eleito José Sinval de Araújo, do PSDB, com 91 votos; em quarto lugar foi Daniel Campos Ribeiro, do PTB, com 89 votos; em quinto lugar foi eleito Antônio Felipe de Sousa, do PFL, com 85 votos; em sexto lugar foi eleito Antonio José de Carvalho, do PTB, com 85 votos; em sétimo lugar foi eleito Raimundo Olegário Ribeiro, do PDT, com 78 votos; em oitava lugar foi eleito Moises Ângelo Ribeiro, do PDT, com 63 votos; e em nono lugar, foi eleito por média Otacílio Manoel da Silva, PTB, com 60 votos.

 

Foto: TSE

 

Curiosidades Políticas

 

Da redação, Infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui