Após saída de cubanos, Vila Nova e mais quatro municípios do Piauí ficarão sem médicos em unidades

#

O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde divulgou nesta quinta-feira (22/11) um balanço de cidades que vão ficar sem médicos nas unidades de atenção básica após a saída dos cubanos do país. O levantamento foi obtido pelo G1 de São Paulo, mostrando a realidade de 285 cidades brasileiras que não terão médicos até a contratação de novos funcionários.

O Piauí aparece entre os estados com menos municípios atingidos, apesar de cinco deles ficarem sem médicos. Segundo o relatório, João Costa, São Gonçalo da Gurgueia, São Luís do Piauí, Tamboril do Piauí e Vila Nova do Piauí ficam sem os profissionais após a saída dos cubanos. Tais locais tem até 4 mil habitantes e ficam no agreste do Estado.

Os demais estados do Nordeste, variam entre 1 e 9 cidades sem médicos na atenção básica. O mais atingido será o Rio Grande do Norte (9), seguido do Piauí (5). No caso de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco, apenas 1 cidade em cada ficará sem atendimento por enquanto. O relatório diz ainda que o Ceará não forneceu os dados, enquanto o Maranhão não apresenta cidades que ficarão sem médicos.

O QUE O RELATÓRIO CONSIDERA?

Essas 285 cidades brasileiras ficam localizadas em 19 estados. Segundo o Conselho, o número pode ser maior, porque os critérios são específicos. Eles consideraram na pesquisa os municípios que têm apenas uma Equipe de Saúde da Família (ESF), devem participar do Mais Médicos e o profissional-chefe era cubano.

Vale lembrar que o relatório não leva em conta, por exemplo, se o local tem algum médico em estabelecimento da rede privada ou que tenha parceria com algum município próximo para assistência mútua.

OS MAIS AFETADOS?

O Rio Grande do Sul é o estado com mais municípios afetados pela saída dos cubanos, fechando em 92. Ele está na frente de São Paulo, com 49, Paraná, com 27, e Minas Gerais, com 24. Apenas os estados do Rio de Janeiro e Maranhão não tem sem nenhum município nessa situação.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a saída de cubanos do programa Mais Médicos afetará 28 milhões de pessoas.

NOVO EDITAL: COMO ESTÁ?

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (22/11) que o programa Mais Médicos recebeu o cadastro de quase 6,4 mil pessoas na seleção emergencial que busca substituir profissionais cubanos. Ao todo, foram abertas 8.517 vagas. Para o Piauí, foi reservado 199 delaspara 100 cidades.

No entanto, nem todos os interessados concluíram o processo. Segundo o órgão, 2.209 profissionais chegaram a concluir a inscrição e escolheram a cidade de atuação. Os médicos que já iniciaram o processo, mas não finalizaram a escolha e o cadastro de todos os dados, teriam até as 23h59 de domingo (25) para fechar o processo.

Boa parte deles reclama da instabilidade no site de inscrições, o que levou ao Ministério pedir um aumento do prazo estabelecido ainda nesta quinta-feira.

FONTE: Oito Meia

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttp://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui