24.8 C
Picos

2975 mil eleitores ficarão sem votar na 68° Zona Eleitoral, veja as Consequências e o que deve fazer quem não fez o Recadastramento;

#

Terminou nesta terça-feira (06), às 19 horas, a etapa do recadastramento biométrico para o biênio 2016/2018. Nesta etapa foram contempladas 52 Zonas Eleitorais, englobando 125 municípios. Ao todo foram convocados mais de 752.500 eleitores a realizarem o recadastramento biométrico.

Foto: Reprodução

Somente ontem (07), os dados da 68ª Zona Eleitoral foram divulgados pela justiça eleitoral, que tem as seguintes cidades: Belém do Piauí, Francisco Macedo, Marcolandia, Padre Marcos e Vila Nova. De todo eleitorado inscrito, que corresponde ao total de 21.607 eleitores, apenas 18.632 realizaram o recadastramento biométrico, isso significa que 86,23% dos eleitores estão em dias com a justiça eleitoral e que 13,77% não realizaram o procedimento de recadastramento, ou seja 2.975 eleitores terão o titulo eleitoral cancelado pelo TSE.

Confira a porcentagem de cada cidade, levando em consideração que a meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, a demanda é de 85% de acordo com a população de cada cidade;

  • BELÉM DO PIAUÍ

O município possui 2961 eleitores inscritos, 2558 fizeram o recadastramento, sendo que 403 eleitores não compareceram e terão o titulo eleitoral cancelado.

86,4% – Compareceram e renovaram;

13,6% – Terão o título Cancelado;

  • FRANCISCO MACEDO

O município possui 2693 eleitores inscritos, 2344 fizeram o recadastramento, sendo que 349 eleitores não compareceram e terão o titulo eleitoral cancelado.

87,1% – Compareceram e renovaram;

12,9% –  Terão o título Cancelado;

  • MARCOLÂNDIA

O município possui 6841 eleitores inscritos, 6093 fizeram o recadastramento, sendo que 748 eleitores não compareceram e terão o titulo eleitoral cancelado.

89,01% – Compareceram e renovaram;

10,99% – Terão o título Cancelado;

  • PADRE MARCOS

Cidade Cede da 68ª Zona Eleitoral, o município possui 6.217 eleitores inscritos, 5.197 fizeram o recadastramento, sendo que 1020 eleitores não compareceram e terão o titulo eleitoral cancelado.

” A cidade de Padre Marcos não atingiu a meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, a demanda estabelecida é de 85% de acordo com a população de cada cidade.

83,59% – Compareceram e renovaram; Abaixo da meta estabelecida.

16,41% –  Terão o título Cancelado;

  • VILA NOVA

O município possui 2.895 eleitores inscritos, 2440 fizeram o recadastramento, sendo que 455 eleitores não compareceram e terão o titulo eleitoral cancelado.

84,35% – Compareceram e renovaram; Abaixo da meta estabelecida.

15,65% – Terão o título Cancelado;

” A cidade de Vila Nova também não atingiu a meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.

 

Consequências para as pessoas que deixaram de fazer o recadastramento 

As pessoas que não fizeram o recadastramento terão o título cancelado. E o procedimento de cancelamento será feito a partir de um processo, para cada município, em que serão juntadas a certidão de conclusão do mutirão. Depois todos os relatórios serão enviados pela Secretaria de Informática do TRE. Posteriormente, esse processo é enviado ao Ministério Público, e em seguida ao juiz da Zona Eleitoral, que vai analisar e Sentenciar.

Após a sentença é aberta o prazo para recurso, e encerrado esse prazo o processo é enviado para o Tribunal, onde o plenário vai homologar o processo de revisão e determinar o cancelamento do Título de todos as os eleitores que não compareceram.

 

Confira o Cronograma; 

 

09 de março de 2018
(sexta-feira)

1. Último dia para o envio de lotes de formulários RAE, inclusive os diligenciados.
2. Data limite para o envio dos autos ao Ministério Público Federal.

14 de março de 2018
(quarta-feira)

Data limite para devolução dos autos pelo Ministério Público Eleitoral.

23 de março de 2018
(sexta-feira)

Data limite para a prolação e publicação da sentença pelo Juiz Eleitoral revisor.

02 de abril de 2018
(segunda-feira)

Prazo final para interposição de recursos.

05 de abril de 2018
(quinta-feira)

1. Prazo final para remessas dos recursos eventualmente interpostos à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral.
2. Prazo final para remessa dos autos do processo de revisão à Corregedoria Regional Eleitoral, acompanhado do relatório final dos trabalhos.

27 de abril de 2018
(sexta-feira)

Data limite para homologação dos procedimentos de revisão de eleitorado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral.

30 de abril de 2018
(segunda-feira)

Último dia para atualização dos códigos ASE 469 no cadastro eleitoral, para efetivo cancelamento da inscrições.

02 de maio de 2018
(quarta-feira)

Último dia para o fechamento do banco de Erros referentes aos formulários RAE, a que se refere o art. 2°, §§1° e 2°, do provimento CGE n° 2/2017.

 

Confira a cobertura do ultimo dia de recadastramento na cidade de Belém do Piauí;

Ocorreu na Câmara Municipal de Belém do Piauí entre os dias 19 de Fevereiro ao dia 6 de Março, o recadastramento biométrico, no local foi montado um posto para coleta das digitais, dados e fotoS, em parceira da prefeitura e câmara com o tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

 

Da redação, infonewss.com

 

 

 

 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui