10 Dicas antes de comprar seu carro seminovo

Está pensando em trocar de carro? Precisa de um novo parceiro para te ajudar a enfrentar o dia a dia do trânsito? A Geração Automóveis separou algumas dicas importantes para você fazer uma boa compra de carro seminovo, confira.

1 – VERIFICAR O MOTOR

O estado do motor é uma característica importante na hora de escolher seu carro seminovo. Ele deve ser considerado parte determinante na hora da compra. Na maioria das vezes são levados em consideração apenas a estética e os itens opcionais do veículo, mas recomendamos abrir o capô e verificar se o coração está batendo bem.

Fumaça mais densa e com coloração escura, vazamento de óleo nas juntas e ruídos fora do comum lhe darão indícios de que o motor deste carro seminovo não se encontra em boas condições. Considere um check-up total no motor para prevenir futuros incômodos. O preço médio para fazer um motor de carro popular custa em média R$ 4.000,00 reais, e você não vai querer um gasto desses nos meses posteriores a venda.

2 – VERIFICAR A EMBREAGEM

O conjunto motor e transmissão precisam estar em ordem para garantir o pleno funcionamento do veículo. Considere verificar a regulagem da embreagem. Se ela estiver muito dura, ou mole demais, provavelmente você terá problemas em um futuro próximo. Em média o conjunto de embreagem deve ser vistoriado a cada 70 mil quilômetros, e você não vai querer custos adicionais logo nas primeiras parcelas do seu carro seminovo.

3 – PRESTAR ATENÇÃO AOS VIDROS

Um dos grandes vilões na hora de comprar um carro seminovo é o medo de acabar adquirindo um carro recuperado de sinistro. Um truque simples e fácil para se livrar dessa roubada é verificar todos os vidros dos carros. Por lei, todos os vidros devem ter a inscrição do número do chassi. Em uma olhada rápida você já pode identificar se algum dos vidros foi trocado e, com isso, descobrir que as condições do veículo já não são totalmente originais.

4 – VERIFICAR A PINTURA

Não se deixe enganar pelo aparente banho de loja, por aquela bela encerada na lataria e pintura. Dê uma volta completa no carro seminovo, procure por imperfeições na pintura, como diferença de tonalidade e textura. Diferença de alinhamento nas portas, capô e porta-malas vão te revelar possíveis trabalhos de recuperação na chapeação e pintura.

5 – ADESIVOS E BORRACHAS

Outra dica importante na hora de verificar a lataria é dar uma olhada nas condições dos adesivos, frisos, borrachas e aqueles indicadores da marca e do modelo do seu carro seminovo. Comparar esses itens dos dois lados do veículo pode lhe informar se houve algum tipo de reparo na lataria.

6 – PEÇA PARA LEVANTAR O CARRO

As condições da parte inferior do carro seminovo devem influenciar muito na sua decisão de compra. Por isso, não fique com vergonha de pedir para levantar o carro e verificar o seu estado estrutural. Problemas na suspensão e soldagens nas longarinas do veículo vão lhe indicar se houve alguma alteração nas configurações originais, como no caso de carros rebaixados ou em recuperação de batidas de maiores proporções.

7 – CONFIRA O MANUAL

O Manual do veículo não serve apenas para lhe ensinar o que fazer com cada item do carro, ele pode também demonstrar muito do histórico de um carro seminovo. Nas últimas páginas dos manuais geralmente ficam lugares reservados para as etiquetas de revisão da concessionária. Verifique se todos os selos estão preenchidos e se a revisões foram feitas na periodicidade correta. É quase como um álbum de figurinhas, você só vai querer se ele estiver completo, com todas as figurinhas. Ah, um mau indício é um veículo que não possui o manual original, pois é muito provável que ele não tenha um bom passado.

8 – HISTÓRICO DE ENCHENTES

Carros que foram afetados por enchentes são facilmente recuperados e colocados à disposição novamente no mercado dos seminovos. Um bom indício de que um carro seminovo é recuperado de enchente é um forte odor de poeira e mofo. Se você encontrar muitos daqueles sachê de perfume para automóveis dentro do carro, desconfie, eles devem estar tentando esconder odores indesejados. Outra dica importante é verificar debaixo do estepe, geralmente carros recuperados de enchente tem a lataria meio podre, e o macaco e a chave de roda tendem a ser enferrujados.

9 – ATENÇÃO AOS PNEUS

Conferir o desgaste dos pneus pode te dar uma boa noção de como anda o estado de um carro seminovo. Desgaste desproporcional entre as bandas do pneu, e até mesmo entre o conjunto traseiro e dianteiro, podem denunciar problemas de alinhamento, equilíbrio de suspensão e balanceamento.

10 – COMPRA DE CONFIANÇA

Por último, e não mais importante, procure sempre profissionais de confiança na hora da compra. Um bom mecânico pode lhe ajudar a tirar algumas dúvidas e lhe livrar de dores de cabeça futuras. Mais importante ainda é procurar uma loja com procedência e credibilidade no mercado, como é o caso da Geração Automóveis. Não seja afobado e movido apenas pela emoção da comprar, às vezes um amor à primeira vista pode não ser um romance duradouro.

Quer fazer uma compra segura e encontrar o carro seminovo que mais combina com você? veja nossas opções de seminovos e faça sua proposta!

Fonte: Geração Automóveis