O governador Wellington Dias autorizou que se faça uma investigação sobre as divulgações de fake news e a propagação do coronavírus no Piauí. O pedido foi feito nesta segunda-feira (16) à Secretaria de Segurança, que vai investigar as pessoas que iniciam os boatos e que as divulgam nas redes sociais.
A solicitação foi feita após circular nas redes sociais uma foto falsa de um boletim médico confirmando três casos de coronavírus em Teresina. Em novo boletim divulgado na tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou 37 casos suspeitos de coronavírus no estado. Nenhum caso foi confirmado até o momento.
“É uma situação em que precisamos lidar, principalmente, com a verdade. E a verdade no momento, é que nos exames já realizados no Piauí, não se confirmam nenhum dos casos, informou o governador. Segundo Wellington Dias, é importante chamar a atenção para que a população evite reproduzir fake news ele também disse que todos dos protocolos do Ministério da Saúde estão sendo cumpridos.
A Prefeitura de Teresina também se posicionou, negando a veracidade das notícias em que confirmava os casos da doença e disse que manterá a população informada sobre a quantidade de casos na cidade.
“Após circulação de notícia falsa de que, em Teresina, teria supostamente três casos confirmados de coronavírus, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que esta informação não é verdadeira, uma vez que, em Teresina, não há nenhum caso confirmado da doença. Atualmente, a Fundação monitora 33 casos suspeitos, que encontram-se em isolamento e que aguardam resultados de exames, conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde”, informou a prefeitura.
Fonte: G1