31.2 C
Picos

Vítimas do incêndio em cidade do Piauí teriam tentado salvar filho com deficiência

#

Quatro pessoas da mesma família morreram na tarde deste domingo (13) durante um incêndio de grandes proporções na comunidade Santa Clara, próximo ao município de Canto do Buriti, no sul do Estado. As vítimas foram identificadas como Ilda Pinto da Silva, Aido Pereira, Erisvaldo Braz da Silva e Raimunda Nonata Vitorino dos Santos.

O fogo teria começado no início da tarde. As vítimas estavam tentando fugir, porém uma das vítimas, o filho Erisvaldo, era uma pessoa com deficiência. Os outros três foram tentar ajudar ele, mas foram surpreendidos pelas chamas e não conseguiram escapar.

Todas as quatro pessoas vieram à óbito no local do incidente. Imagens obtidas pelo Portal O Dia mostram o incêndio de grandes proporções atingindo a vegetação e próximo às casas de moradores da comunidade. (Confira o vídeo abaixo) Brigadistas que atuam na região foram acionados para tentar conter as chamas. Equipes do Corpo de Bombeiros de Floriano foram deslocadas para reforçar o combate ao fogo.

O prefeito de Canto do Buriti, Dr. Fellipe Alves afirmou que solicitou ao Governo do Estado reforço de equipes do Corpo de Bombeiros para o combate às chamas. A Prefeitura Municipal, o chefe do executivo municipal e também o deputado estadual Thales Coelho emitiram nota de pesar pelo falecimento das vítimas.

Confira abaixo as notas de pesar

Nota – Prefeitura de Canto do Buriti

A Prefeitura Municipal de Canto do Buriti, expressa o mais profundo pesar pelo falecimento das vítimas na Localidade Santa Clara.

  • Ilda Pinto da Silva
  • Aido Pereira
  • Erisvaldo Braz da Silva
  • Raimunda Nonata Vitorino dos Santos

13/10/2024

Nota – prefeito Dr. Fellipe Alves

A prefeitura de Canto do Buriti se solidariza com a população da localidade Santa Clara devido a tragédia que aconteceu e informa que está atuando dentro dos seus limites para amenizar a dor da população local. Entramos em contato com o governo do Estado, através do deputado Henrique Pires, para que mande reforço do corpo de bombeiros para a localidade.

Dr. Fellipe Alves

Prefeito municipal

Nota de pesar – Dep. Estadual Dr. Thales Coelho

Recebemos com profundo pesar a notícia do trágico incêndio ocorrido neste domingo (13), na comunidade de Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti, que vitimou quatro pessoas da mesma família. A perda de vidas em circunstâncias tão dolorosas abala toda a nossa comunidade.

Nossos corações e orações estão com os familiares e amigos nesse momento de dor. Em especial, queremos expressar nossa solidariedade à família que, em um ato de coragem e amor, tentou salvar seu filho com deficiência.

Que Deus conforte os corações de todos que sofrem com essa tragédia.

Vídeo do incêndio

Comunidade havia sido atingida por grande incêndio em 2023

Em agosto do ano passado, a comunidade Santa Clara foi atingida por outro incêndio de grandes proporções por 17 dias. E de acordo com o coronel Emídio, comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, a chuva que caiu na região na época, foi essencial para o combate às chamas.

Incêndio de grandes proporções foi registrado em Canto do Buriti em 2023. - (Reprodução / Redes Sociais)
Incêndio de grandes proporções foi registrado em Canto do Buriti em 2023. – (Reprodução / Redes Sociais)

De acordo com dados do relatório divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), naquele incêndio pelo menos cerca de 9.012 hectares já haviam sido destruídos nos incêndios em Canto do Buriti. O número equivale a mais de oito mil campos de futebol de vegetação devastada. Ao todo, 36 pessoas participaram da operação, incluindo bombeiros militares, brigadistas e agentes do Ibama. O Batalhão de Operações Aéreas da PMPI (BOPAer) transportou uma equipe de brigadista e bombeiros para a linha de fogo.

Após o início dos incêndios, o governador Rafael Fonteles se reuniu com o secretário de segurança, Chico Lucas, e decretou a abertura de um inquérito para investigar as causas do incêndio em Canto do Buriti.

Pelo menos três pessoas foram presas suspeitas de cometer o crime.

Fonte: O Dia

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas