
Até quinta-feira (10), 17 escolas de Teresina foram notificadas após fiscalizações da Vigilância Sanitária entre os meses de janeiro e fevereiro. Ao todo, as equipes do órgão já visitaram 33 escolas. De acordo com a gerente de Vigilância Sanitária, Larisse Portela, estão sendo fiscalizadas escolas, faculdades, cursos técnicos, além de outras instituições da rede pública e da rede privada.
A gerente ainda explicou que das 33 fiscalizações realizadas, oito foram de rotina de liberação de licença sanitária e 25 foram solicitações decorrentes de denúncias.
“A maioria das denúncias tem sido relacionadas à não suspensão de turmas mesmo após dois ou mais alunos testarem positivo ou por salas de aula aglomeradas, com ocupação maior do que a máxima permitida”, conta a gerente.
Larissa ressalta ainda que a população pode formalizar denúncias à Vigilância Sanitária pelo telefone 3215-9102, de segunda a sexta, em horário comercial. Ainda segundo ela, população deve estar atenta à mais nova Norma Técnica publicada em 11 de janeiro de 2022 e alterada em 26 de janeiro.
“Qualquer descumprimento a essa normativa pode trazer riscos a alunos e trabalhadores da educação, como o fato da direção não suspender as turmas de alunos em que dois ou mais testem positivo num intervalo de sete dias, salas com ocupação maior que a capacidade, ausência de disponibilização de álcool em pontos estratégicos pelo ambiente escolar”, disse.
Fonte: G1 Piauí