22.8 C
Picos

Vice-prefeito e vereador recebem trator para impulsionar agricultura familiar em Francisco Macedo — PI

#

No último sábado (02), uma significativa cerimônia marcou a entrega de um trator completo destinado a fortalecer a agricultura familiar em Francisco Macedo, município do Piauí. O vice-prefeito da cidade, Odair Lopes, e o vereador Ozailton Lopes foram os recebedores do veículo, em um evento realizado na sede da Secretaria de Agricultura Familiar, em Teresina.

A solenidade contou com a ilustre presença do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, além da secretária Estadual de Assistência Social, Regina Sousa, e da secretária da SAF, Rejane Tavares. Diversas autoridades do Governo do Estado, parlamentares, representantes de movimentos sociais e dos municípios beneficiados também prestigiaram o evento.

O trator foi entregue à Associação Comunitária dos Pequenos Produtores do Arapuá (ACPA) de Francisco Macedo, graças a uma emenda da ex-deputada federal Rejane Dias. Essa ação faz parte de um investimento total de mais de 3,7 milhões provenientes de emendas parlamentares, destinado à aquisição de micro tratores, carretas, grades aradoras, roçadeiras e máquinas de extração de pó da carnaúba, além dos tratores.

Os veículos e equipamentos agrícolas beneficiarão um total de 22 municípios do Estado do Piauí, representando um avanço significativo para a agricultura familiar na região. A entrega do veículo para Francisco Macedo, é parte de um esforço contínuo da administração municipal, gestão do prefeito Adeilson Carvalho e do vice-prefeito Odair Lopes, em parceria com diversos órgãos, para promover o desenvolvimento local e melhorar a infraestrutura essencial para a população.

Em entrevista, o vice-prefeito de Francisco Macedo, Odair Lopes, expressou sua satisfação com a conquista e destacou os objetivos desse investimento. “Nosso intuito será servir à agricultura familiar do município, especialmente nas comunidades Arapuá, Passagem Funda e Santo Antônio, trazendo o progresso e o desenvolvimento da nossa agricultura. Isso facilitará a vida dos nossos produtores para que eles tenham condições melhores de desenvolver o seu trabalho e gerar renda”, afirmou o vice-prefeito.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, lembra que as máquinas agrícolas foram entregues após um curso que prepara os agricultores para fazerem o manuseio no campo. Dessa forma, além de garantir a melhor forma de uso, também ajuda a preservar o equipamento. “Quem vai receber o trator passou por um curso de cinco dias, um curso de preparação para uso dessa máquina, não só da parte mecânica, mas também da gestão. Quem tá recebendo sabe o desafio que é gerenciar um equipamento desse pra mantê-lo sempre em uso e útil para todos os agricultores”, citou a gestora.

WhatsApp Image 2023-12-02 at 13.19.05.jpeg

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, citou que os equipamentos são importantes para a agricultura familiar. “Hoje é um dia importante para a agricultura familiar porque os equipamentos permitem uma melhoria da produção do agricultor, do homem e da mulher do campo, e tudo isso ajuda a ampliar a renda da agricultura familiar que é o nosso objetivo”, citou o gestor.

WhatsApp Image 2023-12-02 at 13.19.05 (1).jpeg

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Regina Sousa, também participou da solenidade. Parte dos equipamentos foram adquiridos por emenda parlamentar que ela destinou enquanto senadora da República. Ela cita que são máquinas que vão beneficiar o trabalho de quem vive no campo, e cuja produção chega até às pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de programas desenvolvidos pela parceria da Sasc com a SAF, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS).

WhatsApp Image 2023-12-02 at 13.19.06.jpeg

“A agricultura familiar produz alimento para a mesa, paro dia a dia das pessoas, então quanto mais equipamentos eles tiverem, eles produzem mais, e se eles produzem mais, a gente compra mais, porque nós temos a compra do PAA e do PAS, e essa compra é distribuída para os mais vulneráveis, então ela tem uma cadeia sim que tem começo, meio e fim e vai chegar nas pessoas que estão sofrendo com a fome”, citou a gestora.

Mais fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas