Vereadora Lanja se licencia da Câmara para assumir Assistência Social de Marcolândia–PI

A vereadora Maria Edilanjia de Sousa Nobre (PP), conhecida como Lanja, deixou sua cadeira na Câmara Municipal de Marcolândia–PI para assumir o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social. A decisão foi formalizada durante a 2ª Sessão Ordinária da atual legislatura, realizada na sexta-feira (21/03), quando foi apresentado e votado o Requerimento de Licença 01/2025, que autoriza sua saída temporária do Legislativo.

A sessão foi presidida pela presidente da Casa, Mauricélia Caldas Batista (Célia de Nem), e contou com a participação dos demais parlamentares Amaro Amadeu de Carvalho Júnior (Júnior de Mário)Francisco das Chagas Silva Ramos (Chaguinha Ramos)Gilmar Rodrigues Coutinho (Dibá Coutinho)Jailton João de Oliveira (Jailson de João Simão)José Valdemiro de Sousa (Birica)Luiz Carlos Rodrigues da SilvaMaria Edilânia de Sousa Nobre (Lanja Nobre) e Rubião Alves da Silva (Rubião Carlos).

Também esteve presente o vereador Ênnio da Costa Gonçalves (PSD), da cidade de Calderão Grande do Piauí. A sessão também contou com a presença de servidores da Casa e da população em geral, que acompanharam as discussões e deliberações.

Essa é a segunda passagem de Lanja pela Câmara, após ter sido eleita nas eleições municipais de 2016, onde ocupou um assento. A vereadora também traz consigo uma vasta experiência na área social, tendo atuado como coordenadora na Pasta por mais de quatro anos.

Nas eleições municipais de 2020, Lanja foi eleita como a 5ª mais votada, pelo Partido Progressista (PP), com 318 votos (5,30%). Já em 2024, foi reeleita como a 3ª mais votada, também pelo PP, com 563 votos (7,38%), consolidando sua trajetória de dedicação e representatividade feminina na política.

Em seu discurso, a vereadora destacou a importância do novo desafio e reafirmou seu compromisso com a população. “Recebi o convite do prefeito para assumir a pasta da Secretaria de Assistência Social, uma área que tem um impacto direto na vida das pessoas, especialmente das famílias que mais precisam do poder público. Aceitei essa decisão com humildade, responsabilidade e a certeza de que poderei contribuir ainda mais com o bem-estar da nossa população. Sei que o desafio é grande, mas a vontade de trabalhar pela nossa gente é ainda maior”, afirmou Lanja.

Ela também reforçou seu compromisso com a representatividade feminina na política. “Quero garantir a todos que o meu compromisso com o povo continua firme, assim como a minha luta pela representatividade feminina e pela valorização das mulheres em todos os espaços. A política precisa de mulheres ocupando cargos de decisão, e essa oportunidade reforça a nossa voz, a nossa presença onde as políticas públicas são formuladas e executadas.”

Lanja agradeceu a confiança dos colegas e da população. “Quero agradecer a confiança de todos que acreditaram no meu trabalho. Sigo à disposição da nossa gente, agora em uma nova função, mas com o mesmo propósito: servir a Marcolândia com dedicação e respeito.”

O suplente de vereador Marcos Antônio dos Santos Sousa, o Marquinhos, assumirá a vaga na Câmara durante a licença da vereadora. Marquinhos, filiado ao Partido Progressista (PP), obteve 270 votos (3,54%) nas últimas eleições e terá sua posse oficializada em uma sessão extraordinária, que será marcada em breve.

Deliberações da Sessão

Na mesma sessão, foram deliberadas importantes matérias. O vereador Júnior de Mário apresentou requerimentos solicitando a contratação do “Castramóvel” para o controle da população canina no município, a implantação de quebra-molas nas ruas Elias Barbosa da Silva, próximo à casa do senhor Bastim, e Isaias Macêdo, em frente à Escola Mariano da Silva Neto, além da construção de vestiários, banheiros e redes de proteção na quadra poliesportiva da Cohab São Francisco.

O parlamentar também propôs outras indicações, como a instalação de alambrado no Estádio Corintão, a identificação com adesivos nos veículos a serviço da Prefeitura e Secretarias, incluindo numeração, órgão e um número para denúncia, e a instalação de uma placa de nomeação na cabine de embarque e desembarque de passageiros na Avenida Corinto Matos, em homenagem ao saudoso Pedão de Erasma.

O vereador Luiz Carlos também apresentou propostas, pedindo a construção de uma Praça Pública na localidade Serra Elias, em frente à UBAS, e a implantação de duas academias de ginástica ao ar livre nas localidades Serra dos Elias e Serra de João Tomaz.

Além disso, o vereador Chaguinha Ramos solicitou a continuidade dos serviços de manutenção no calçamento das ruas da cidade, incluindo a correção das falhas nas valas dos cruzamentos e a implantação de quebra-molas em locais estratégicos.

Também foi apresentado o Projeto de Resolução 01/2025, que altera os valores das diárias pagas aos vereadores e servidores em viagem a serviço da Câmara Municipal de Marcolândia.

O vereador Dibá Coutinho relatou um caso em que socorreu uma pessoa com sintomas de infarto e, ao levá-la à UBAS, deparou-se com supostos vendedores de medicamentos sendo atendidos, enquanto a pessoa necessitada aguardava. Ele pediu mais atenção dos servidores públicos em situações como essa.

O vereador Birica foi eleito representante do Poder Executivo, com o objetivo de agilizar a tramitação das propostas até o gabinete do prefeito. O vereador Rubião Alves da Silva (Rubião Carlos), representante do esporte e cultura, pediu apoio aos colegas para atender às demandas das atletas de futebol feminino, que buscaram auxílio na Câmara.

A sessão também contou com a participação de cidadãos na tribuna livre. A senhora Ivaneide Bezerra cobrou a criação de um espaço dedicado ao futebol feminino no município, destacando a importância de apoiar o esporte feminino. O treinador do time feminino, Cláudio Silva, reforçou a necessidade urgente de um local adequado para os treinamentos das atletas.

Mais fotos

Na mesma sessão, foram deliberadas importantes matérias. O vereador Amaro Amadeu de Carvalho Júnior apresentou requerimentos solicitando a contratação do “Castramóvel” para o controle da população canina no município, a implantação de quebra-molas nas ruas Elias Barbosa da Silva e Isaias Macêdo, e a construção de vestiários, banheiros e redes de proteção na quadra poliesportiva da Cohab São Francisco. O vereador Luiz Carlos Rodrigues da Silva pediu a construção de uma Praça Pública na localidade Serra Elias e a implantação de duas academias de ginástica ao ar livre nas localidades Serra dos Elias e Serra de João Tomaz.

Além disso, o vereador Francisco das Chagas Silva Ramos solicitou a continuidade dos serviços de manutenção no calçamento das ruas da cidade, incluindo a correção das falhas nas valas dos cruzamentos e a implantação de quebra-molas em locais estratégicos. Também foi apresentado o Projeto de Resolução 01/2025, que altera os valores das diárias pagas aos vereadores e servidores em viagem a serviço da Câmara Municipal de Marcolândia.

Outras indicações foram discutidas, como a instalação de alambrado no Estádio Corintão, a identificação com adesivos nos veículos a serviço da Prefeitura e Secretarias, e a instalação de uma placa de nomeação na cabine de embarque e desembarque de passageiros na Avenida Corinto Matos, em homenagem ao saudoso Pedão de Erasma.

A sessão também contou com a participação de cidadãos na tribuna livre. A senhora Ivaneide Bezerra cobrou a criação de um espaço dedicado ao futebol feminino no município, destacando a importância de apoiar o esporte feminino. O treinador do time feminino, Cláudio Silva, reforçou a necessidade urgente de um local adequado para os treinamentos das atletas.