Vereadora de 43 anos morre após complicações de cirurgia em cidade do Piauí

A vereadora Maria Mendes de Cerqueira Neta (PSD), conhecida como professora Mendes, morreu na tarde de quarta-feira (19), aos 43 anos, após complicações de uma cirurgia realizada em um hospital particular de Teresina. A parlamentar era uma das figuras mais atuantes da política de Piracuruca, no Norte do Piauí.

Professora Mendes enfrentava problemas de saúde desde que passou, há cerca de dois anos, por uma cirurgia de retirada de pedra na vesícula que causou perfuração de um órgão. Desde então, ela vivia com uma bolsa de colostomia. Há dois meses, estava internada para a retirada da bolsa e chegou a ser submetida a cerca de 10 cirurgias. Com apenas 14 centímetros de intestino, não resistiu às últimas complicações e faleceu por volta das 14h30.

Diante da perda, o prefeito Francisco Marcelo Carvalho Mendes decretou luto oficial de três dias no município, por meio do Decreto nº 38/2025. A bandeira de Piracuruca será hasteada a meio-mastro em todos os prédios públicos durante o período.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Neto Gomes, lamentou a morte e ressaltou o papel da colega na renovação política da cidade. “Ela era uma mulher fantástica, incansável, não tinha medo de nada. Enfrentou os chefões de Piracuruca e foi fundamental para a mudança que vivemos na política local. Era o maior sonho dela ser vereadora. É uma perda grande para a cidade”, declarou.

Com a morte de Maria Mendes, quem deve assumir a vaga na Câmara é o suplente Franklin Monteiro, atual secretário municipal de Agricultura.

Natural de Teresina, professora Mendes era filha do ex-vereador Clidenor Mendes de Cerqueira e deixa dois filhos. Graduada em Letras-Português, era professora efetiva da rede municipal de Piracuruca e diretora da Unidade Escolar Cristina Neves.

Velório e cortejo

O corpo está sendo velado no auditório Lurdinha Brandão. Às 16h, haverá um cortejo que passará em frente à Câmara Municipal. O sepultamento será realizado no cemitério São Vicente de Paula.

Nota de pesar

Em nota oficial, a Prefeitura de Piracuruca lamentou a morte da vereadora e destacou sua atuação firme tanto na educação quanto no Legislativo. “Maria Mendes deixa um legado de amor à educação, à política e ao povo piracuruquense. Sua história, marcada pela dedicação, empatia e compromisso, jamais será esquecida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ela”, diz um trecho do comunicado.