VERA MENDES | Secretaria de Assistência Social desenvolve Gincana do Afeto virtual abordando o relacionamento entre a família

Com o objetivo de fortalecer a convivência familiar em tempo de confinamento e outros aspectos inerentes ao isolamento social, a Prefeitura de Vera Mendes por meio da Secretaria de Assistência Social, desenvolveu durante uma semana, o projeto “Gincana do Afeto”, que é coordenado pelo professor, capoterapeuta e profissional de Educação Física, Jairo Costa.

Devido a pandemia, os grupos trabalhados pela pasta no município foram suspensos, e as atividades seguem acontecendo apenas de forma remota, como foi o casos gincana do afeto, uma inovação desenvolvida para as crianças e adolescentes, cadastradas e acompanhadas pelos Orientadores Sociais do Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

Como forma de se adaptar ao atual cenário atual, a gincana foi desenvolvida virtualmente, com a participação de pais e alunos. Iniciado no mês de Abril, o projeto teve sua culminância nesta última semana, e abordou sobre temáticas e assuntos relacionados aos eixos da família, tendo como intuito principal o incentivo, resgate e valores de vínculos familiares.

As tarefas desenvolvidas durante o projeto visam fortalecer os vínculos familiares e sociais através de um convívio pautado no respeito ao próximo, como evidenciar a importância da família, despertar nos adolescestes e crianças a necessidade do diálogo entre entes da família, incentivo a buscarem a participação dos familiares em sua vida social, compreensão e autonomia, estimular a criação artística, a memória e socialização, lazer, estímulo da consciência, conhecimento de si mesmo, trabalhando as diferenças e autoestima.

Segundo informou a Secretária de Assistência social Domingas Costa, o projeto foi desenvolvido com sucesso. “Foi um sucesso, a gincana foi um momento muito importante, pois mesmo de forma remota conseguimos atingir todos os objetivos estipulados pelo idealizador do projeto, o Professor Jairo Costa.” Comentou.

Durante a culminância do trabalho socioeducativo, foram entregues lembranças e foi formada a árvore do afeto com fotos de todas as crianças, adolescentes e familiares.

Fotos;