No mês de maio, dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual infantil, a Prefeitura de Vera Mendes, Piauí, realizou uma série de ações significativas. Através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e o Conselho Tutelar, o município promoveu a campanha “Maio Laranja” com uma vasta programação.
Com o intuito de revisar políticas públicas e mobilizar a sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a cronograma de atividades, ocorreu de 13 a 16 de maio, e teve como foco as escolas da Rede Municipal de Ensino, proporcionando uma abordagem lúdica para sensibilizar os jovens.
O ponto alto da campanha foi o “Dia D”, celebrado na sexta-feira, 17 de maio, com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas do município.
A ação contou com a participação das equipes de referência das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, e teve como principal público-alvo os estudantes das escolas municipais, visando chamar a atenção da comunidade para a importância da prevenção e do combate ao abuso sexual infantil.
Durante o trajeto foram erguidos cartazes e panfletos educativos da campanha.
Finalizado as atividades, no período da tarde, foram realizadas rodas de conversa na escola da zona urbana. As equipes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social uniram esforços para discutir com os alunos e educadores sobre a importância da denúncia e da proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
O encerramento da campanha aconteceu nesta segunda-feira, 20 de maio, com uma roda de conversa na escola da localidade Cantofre. Na oportunidade, as Psicólogas Alla Nani e Isaura, e os profissionais do Conselho Tutelar, conduziram as discussões, proporcionando um espaço seguro para falar sobre temas delicados e essenciais.
A primeira-dama do município e secretária Municipal de Assistência Social, falou sobre a importância da campanha Maio Laranja. “A campanha é fundamental para nossa comunidade, ao evidenciar uma questão urgente e muitas vezes silenciosa, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Nosso objetivo é sensibilizar, informar e mobilizar toda a sociedade para podermos, juntos, criar um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças. A participação ativa das escolas e das equipes de Saúde e Educação demonstra nosso compromisso coletivo. Continuaremos trabalhando incansavelmente para proteger nossos jovens e garantir que seus direitos sejam respeitados e protegidos.” Disse.
Fotos;