Vera Mendes realiza 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de junho, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, no Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a primeira Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura, reunindo gestores, profissionais de saúde e membros da comunidade, teve como intuito debater e propor políticas que melhorem as condições de trabalho e a formação dos profissionais de saúde, visando o aprimoramento do sistema de saúde local.

Sob o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer”, a conferência abordou questões de políticas públicas, práticas e desafios na gestão do sistema de saúde de Vera Mendes.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanessa Moura, deu início aos trabalhos explicando a importância e os objetivos da conferência. “Com o objetivo de mobilizar diversos segmentos sociais em debates fundamentais sobre a defesa da democracia brasileira, do estado de bem-estar social, da saúde como direito humano, e do SUS como política pública, as conferências de saúde representam uma conquista do povo brasileiro. Esses eventos constituem espaços democráticos onde municípios, estados e a nação brasileira, por meio de seus representantes, têm a oportunidade de se expressar e influenciar o futuro do SUS.” Relatou.

Em seguida, a Secretária de Saúde, Andreia Sampaio, enfatizou a relevância dessa iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. “Parabenizo o Conselho Municipal de Saúde, por desempenhar a importante missão de representar toda a comunidade, atuando como um órgão participativo e deliberativo nas ações de saúde. Esta conferência é mais uma oportunidade valiosa para ouvir a população e fortalecer a implementação do SUS em nosso município.” Disse.

A conferencista convidada, Hortência Rodrigues, ministrou uma palestra abordando o tema central da conferência, destacando a importância da democracia na gestão do trabalho e na educação em saúde. Ela enfatizou a necessidade de investimentos contínuos na formação dos profissionais para garantir um atendimento de qualidade e igualitário à população.

Logo após, os participantes foram divididos em três grupos, cada um representando um eixo de discussão, para elaboração de propostas para valorização dos trabalhadores da saúde, estratégias para fortalecer o SUS e a implementação de ações que promovam a equidade no atendimento à população.

No encerramento do evento, as propostas desenvolvidas pelos grupos foram apresentadas em plenária, permitindo a todos os participantes discutirem e votarem nas sugestões.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Valderito Martins, os secretários Valentim Martins (Educação), Edilson Vera (Cultura e esporte), Domingas Edna (Social), Andréia Sampaio (saúde), Geania Sousa (Agricultura), e os vereadores José Aires e Sandro Borges, dentre outros.

Mais fotos;