
O município de Vera Mendes está entre os 75 municípios piauienses em situação de seca extrema, segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O Piauí volta a registrar a pior estiagem dos últimos sete anos, com 129 municípios em estado de emergência e mais de 70% do território atingido.
Esse cenário crítico é reflexo da redução histórica dos níveis de rios e açudes, da baixa umidade do ar e das altas temperaturas, fatores que aumentam os riscos de queimadas, prejuízos econômicos e comprometem a qualidade de vida da população.
A Prefeitura já decretou situação de emergência para viabilizar medidas emergenciais e fortalecer a atuação da Defesa Civil no município. Entre as ações previstas estão: Perfuração e recuperação de poços, ampliação do acesso a operação carro pipa, instalação de sistemas simplificados de abastecimento, apoio técnico a agricultores e comunidades rurais.
A gestão também articula com o Governo do Estado e a Defesa Civil Estadual para garantir recursos e intensificar as estratégias de enfrentamento à estiagem.