
Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (8), a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), afirmou que apesar da previsão baixa umidade e temperaturas elevadas para os próximos dias de setembro, a intensificação dos ventos devem aliviar a sensação de calor.
“Para setembro, temos alterações dos ventos, que vão trazer esse conforto em virtude dessa alta temperatura e baixa umidade, por estarmos no período de transição da estação do inverno para a primavera. Então, nós estamos vivendo agora uma situação de ventos com rajadas ultrapassando 50 km/h no Centro-Sul e, no Centro-Norte, essas rajadas têm chegado a uma média de 45 km/h. Isso nos primeiros 15 dias do mês”, disse.
Apesar do aumento da velocidade dos ventos, não há previsão de chuva para este período. Mesmo com o cenário favorecendo a formação de nuvens em diversas regiões do estado, a previsão é que as temperaturas continuem elevadas, ultrapassando os 38 °C. Por outro lado, os sistemas atmosféricos seguem interferindo na circulação dos ventos, proporcionando a circulação dos ventos acima dos 20 km/h de forma constante.
“Não temos previsão de chuvas, mas podemos observar que por conta desse vento alterado temos uma tendência de vivenciarmos momentos de céu com muitas nuvens. Porém, as temperaturas para setembro ultrapassam os 38 graus. Esse também é o momento em que vão se configurar alguns sistemas, alterando essas rajadas, tal como o vento constante”, finalizou a climatologista.
Fonte: Cidade Verde