UFPI abre 113 vagas em cursos de graduação para portadores de diploma de nível superior

Imagem: InfoNewss
Imagem: InfoNewss

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso de portadores de diploma de curso superior em 113 vagas distribuídas entre cursos de graduação nos campi de Teresina, Picos e Bom Jesus. O ingresso é previsto para o segundo semestre letivo de 2025.

Podem participar candidatos que já concluíram um curso de nível superior, com diploma reconhecido legalmente, e desejam iniciar uma nova graduação. As vagas estão distribuídas conforme o limite de até 30% das ofertadas regularmente em cada curso, conforme a Resolução CEPEX/UFPI nº 177/2012.

— Confira o edital na íntegra!

As vagas estão distribuídas entre os campi Ministro Petrônio Portella, em Teresina; Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos; e Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus. Em Teresina, há oportunidades para os cursos de Licenciatura em Física (noturno), Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, e Engenharia de Materiais. No campus de Picos, as vagas são para Licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática e História. Já em Bom Jesus, estão disponíveis vagas para os cursos de Engenharia Florestal, Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 7 e 11 de julho, exclusivamente via e-mail. Os candidatos devem preencher o requerimento de inscrição e anexar a documentação exigida em um único arquivo em PDF, que deve ser enviado para protocologeral@ufpi.edu.br, com cópia para cspe@ufpi.edu.br.

A taxa de inscrição é de R$ 100, com possibilidade de solicitação de isenção nos dias 7 e 8 de julho. O pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser feito até 11 de julho, no Banco do Brasil.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: homologação das inscrições e análise curricular. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 5 de agosto. A matrícula institucional será realizada no dia 7 de agosto, e a matrícula curricular obrigatória acontecerá no dia 11 de agosto.