UESPI lança projeto de extensão para ampliar presença feminina no jornalismo esportivo

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), está com inscrições abertas para o projeto de extensão “Curso de Técnicas de Transmissão e Narração de Futebol para Mulheres Empoderadas”.

O curso tem o objetivo de capacitar mulheres para atuarem na área de narração e transmissão esportiva, oferecendo tanto fundamentos técnicos quanto experiências práticas. As inscrições estarão abertas de 20 a 30 de agosto, e o início das aulas está previsto para o dia 9 de setembro.

As aulas ocorrerão de forma online, às terça-feiras, das 19h às 21h, e serão divididas entre momentos teóricos, abordando técnicas de narração, terminologia esportiva, postura vocal e preparação para transmissões e momentos práticos, com simulações e participação em eventos reais.

O curso, que é gratuito, está estruturado para formar duas turmas ao longo de um ano: a primeira de setembro a janeiro, e a segunda de fevereiro a maio.

Mais do que ensinar técnicas, o projeto busca romper barreiras históricas e aumentar a presença feminina em espaços de destaque no jornalismo esportivo. “A expectativa é receber inscrições de mulheres de todo o país. Começamos com 50 vagas, mas, dependendo da demanda, poderemos ampliar. Queremos mostrar que o esporte está aberto às mulheres — tanto como atletas quanto como profissionais da comunicação. Essa é uma chance de qualificação importante, já que ainda são poucas as mulheres atuando como narradoras esportivas. Por isso, é fundamental um projeto como este. Nosso objetivo é oferecer ferramentas para que elas ocupem esses espaços com preparo, confiança e qualidade”, destaca a coordenadora do projeto, a professora Sammara Jericó.

O também coordenador do projeto, o professor Josinaldo Oliveira, reforça que o curso foi pensado para criar oportunidades reais de inserção feminina em um campo ainda predominantemente masculino. “A cada mês teremos convidadas especiais, profissionais da área, compartilhando suas experiências e debatendo temas relevantes. Começaremos com a participação da narradora piauiense Gil Costa, atualmente a única mulher exercendo profissionalmente essa função no estado. Também receberemos convidadas de fora do Piauí e de diferentes áreas da cobertura esportiva, para ampliar o repertório das alunas”, destacou.

Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário online, disponível no

Para se inscrever, as interessadas devem preencher um formulário online, disponível no site da Uespi, a partir de 20 de agosto, com informações como nome completo (ou nome social), CPF, e-mail, telefone, cidade e estado de residência, além de informar se já possuem alguma experiência na área. Podem participar mulheres a partir de 16 anos que desejem se qualificar na área.