Os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Deputado Pinheiro Machado, localizada na cidade de Cocal, distante 268 quilômetros de Teresina, realizam um protesto na manhã desta quinta-feira (28). Os estudantes afirmam que desde o início do ano letivo estão sem transporte escolar. Segundo a secretaria estadual de Educação, a pasta teve reduzir em 25% os gastos no setor.
Os alunos mostram cartazes com as frases “Temos escola, mas não temos transporte” e “prioridade tem que ser educação”. Mais de 50 estudantes participam do ato. A aluna, Patrícia Monte, disse ao Cidadeverde.com que muitos alunos estão sem estudar porque não tem como irem até a escola.
“Os alunos moram distante da escola e muitos não possuem transporte próprio. Eu vou de moto, correndo risco de morte, pegando chuva e saio de casa sem almoçar para poder chegar à escola. Tem aluno que nunca veio para escola. A gente não sabe mais o que fazer. Devíamos está estudando para o Enem”, reclama Patrícia.
O estudante Francisco das Chagas Vieira mora a mais de 20 km de distância da escola e diz que está faltando às aulas porque não tem como ir todo dia ao colégio. O aluno também lamenta a situação e pede que o problema seja resolvido logo.
“A manifestação é em prol dos nossos direitos pelos ônibus escolares. A falta de transporte está prejudicando todos os alunos da escola, sem exceção”, afirma Francisco.
Durante toda esta quinta os alunos farão uma ocupação pacífica na escola. Na sexta-feira (29) os estudantes continuam com o protesto.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação informou ao Cidadeverde.com que, considerando a decisão nº028/2019-GLM, do Tribunal de Contas, a pasta teve que reduzir em 25% os gastos com transporte escolar.
“Isso ocasionou uma queda significativa no número de ônibus que faziam o transporte dos alunos, mas a Seduc já está providenciando formas de minimizar o transtorno com a regularização do serviço”, garante a Seduc.
Fonte: Cidade Verde