TCE Piauí conclui a 7ª Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante em Paulistana – PI

A 7ª Jornada do Conhecimento e Ouvidoria Itinerante, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), chegou ao seu desfecho nesta sexta-feira (01), em Paulistana–PI. O evento, ocorrido nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, foi uma iniciativa da Ouvidoria e da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a União das Câmaras Municipais (AVEP).

Prefeitos, vereadores e servidores municipais de diversas cidades da região centro-Sul do Piauí marcaram presença nas palestras e oficinas organizadas por auditores do Tribunal de Contas. O segundo dia do evento contou com uma programação repleta de conhecimento e informações cruciais para os participantes.

O segundo dia de evento foi bastante prestigiado, com uma notável presença de autoridades e líderes locais. Entre os participantes ilustres, estiveram presentes a diretora-executiva da Escola de Gestão e Controle, Valéria Leal, o prefeito de Betania do Piauí, Fábio Macedo, e o prefeito de Curral Novo — PI, Júnior de Abel, destacando-se entre outros importantes representantes da região.

Dentre os palestrantes, destacaram-se figuras importantes como Jorge Luiz da Costa, Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) do MPPI, que abordou a “Necessidade do Fortalecimento das Controladorias Internas para uma Gestão Eficiente”.

Além disso, Luis Batista de Sousa Júnior, Auditor de Controle Externo e Secretário de Controle Externo do TCE-PI, trouxe reflexões sobre “Transparência Pública nos Municípios Piauienses”, enquanto Ramon Patrese Veloso e Silva, Auditor de Controle Externo e Chefe da Divisão de Fiscalização e Contratações 2 do TCE-PI, discutiu “A Nova Lei de Licitações Como Instrumento de Eficácia das Contratações Públicas Municipais”.

Outros temas cruciais foram abordados, como “A Importância dos Projetos de Engenharia para Contratação de Obras Públicas”, apresentado por Waldir da Silva Costa Filho, Engenheiro Civil do Território da Serra da Capivara — Inspetoria da Serra da Capivara.

Destacou-se também a apresentação conjunta de Lucas Eulálio Carvalho, Jonilson Araújo Luz e Allan Felipe da Silva da Silva Lima, Auditores de Controle Externo do TCE-PI, sobre “Responsabilização de Agentes Públicos: Estudo de caso envolvendo obras de pavimentação em paralelepípedo”.

Encerrando o ciclo de palestras, José Inaldo de Oliveira e Silva, Auditor de Controle Externo e Diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência do TCE/PI, elucidou sobre “Gestão de Folha de Pagamento em Período Eleitoral”.

O coordenador das jornadas do TCE, seu Francisco Mendes, ressaltou a importância do evento e seu impacto na disseminação de conhecimento e boas práticas na gestão pública, fortalecendo o compromisso com a transparência e eficiência na administração municipal. “É gratificante ver tantos gestores públicos comprometidos com a transparência e aprimoramento da gestão municipal. Eventos como este são essenciais para fortalecermos os pilares da boa governança e construirmos um futuro mais sólido para nossas comunidades. Agradeço a todos os participantes e palestrantes por tornarem esta jornada um sucesso.” Disse.

Mais Fotos;