O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), anunciou na manhã desta segunda-feira (28) que o vereador Ismael Silva (Progressistas) será o novo secretário de Educação. Mendes também confirmou que Charles da Silveira assumirá a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Silvio Mendes destacou que se reuniu no fim de semana com Ismael Silva para discutir a situação atual da educação em Teresina.
“Ele tem todos os pré-requisitos para ser um grande secretário de Educação. Foi convidado, aceitou e já tivemos reuniões neste fim de semana, no sábado, para discutir o panorama atual da educação, desde a manutenção da rede escolar, que está precária, até a alimentação das crianças, que estão voltando para casa sem comida. São providências de quem se prepara para assumir e começar com o pé direito na gestão”, afirmou Mendes.
Charles da Silveira também retorna ao cargo de presidente da FMS, função que desempenhou na gestão do ex-prefeito Firmino Filho.
“Ele tem todos os pré-requisitos que o credenciam a cuidar de uma área complexa e muito desafiadora e, surpreendentemente, aceitou o convite. Fiquei muito feliz e grato pela sua disponibilidade”, ressaltou.
O prefeito eleito informou que até a próxima semana divulgará os demais membros do secretariado. Ele disse que “não tem o direito de errar e que os nomes são pessoas que estão disponíveis para trabalhar pela cidade”.
Com a saída de Ismael Silva da Câmara Municipal, quem assumirá sua cadeira será a vereadora Samantha Cavalca (Progressistas). Charles da Silveira também possui experiência como ex-secretário municipal de Governo durante as duas gestões anteriores de Silvio Mendes.
Prováveis nomes
- Secretaria de Comunicação (Semcom) – Ellyo Teixeira (jornalista e assessor de comunicação)
- Procurador Geral do Município (PGM) – Ívilla Araújo (advogada)
- Secretaria das Mulheres (SMPM) – Rosa Neide Lopes Monteiro da Silva (assistente social, mestre em políticas públicas)
- Secretaria do Planejamento (Semplan) – Marco Antônio Ayres (engenheiro, ex-secretário nas gestões de Silvio Mendes e Firmino Filho)
- Secretaria de Finanças (SEMF) – Edgar Carneiro Filho (controlador do Estado – servidor de carreira do Estado do Piauí)
- Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) – José João Braga (ex-secretário de planejamento e ex-superintendente da SDU Centro Norte)
- Secretaria de Juventude (Semjuv) – Samuel Alencar (vereador eleito, a iniciar o mandato em 2025)
- Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) – Paulo Lopes (ex-superintendente da SDU Sul, e atualmente vereador)
Fonte: Cidade Verde