Severo Eulálio toma posse como presidente da Alepi para o biênio 2025–2026

Nesta segunda-feira (3), a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) realizou a cerimônia de posse do novo presidente da casa, o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), que assume o cargo para o biênio 2025-2026.

O evento ocorreu no plenário Deputado Waldemar Macedo, com a presença de autoridades, parlamentares e convidados. O ex-presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), que comandou a casa no biênio 2023-2024, repassou oficialmente a função ao colega.

A solenidade contou com a participação do governador Rafael Fonteles, secretários estaduais e membros da bancada federal. Durante o evento, o governador fez a leitura da mensagem anual aos parlamentares, destacando as prioridades e desafios para o próximo período legislativo. Antes da posse, Severo Eulálio realizou a tradicional revista à tropa na avenida Marechal Castelo Branco, em um momento simbólico que antecedeu a cerimônia principal.

A nova Mesa Diretora da Alepi foi oficializada com a seguinte composição: Severo Eulálio (MDB) como presidente; Francisco Limma (PT) como 1º vice-presidente; Vinícius Nascimento (PT) como 2º vice-presidente; Ana Paula Mendes (MDB) como 3º vice-presidente; e Gustavo Neiva (PP) como 4º vice-presidente. A Secretaria da Mesa Diretora é integrada por Wilson Brandão (PP) como 1º secretário, Evaldo Gomes (Solidariedade) como 2º secretário, e Felipe Sampaio (MDB) como 4º secretário. O cargo de 3º secretário permanece em aberto, após Aldo Gil, inicialmente indicado para a função, assumir a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul). Uma nova eleição será realizada para preencher a vaga.

Em entrevista ao portal InfoNewss, o novo presidente da Alepi, destacou. “Gratidão, felicidade por este momento. Sem dúvida, nenhum desafio será superado sem o relacionamento com os pares. Isso é a base do parlamento, e toda democracia se sustenta nesse relacionamento com todos, e principalmente com os pares”.

O novo presidente da Alepi ressaltou o papel essencial do Parlamento na formulação de políticas que atendam às demandas da população. “É ouvindo a sociedade que podemos propor projetos de lei que realmente façam a diferença. Assim cumprimos nosso papel como legisladores na Assembleia”, enfatizou Severo Eulálio.

Franzé Silva (PT), antecessor de Severo Eulálio na presidência da Alepi, fez um balanço de sua gestão e destacou os avanços alcançados, especialmente em relação à transparência. Ele também deixou um desafio para o novo presidente.

“Nós fizemos muitas mudanças que repercutiram na Assembleia. Você sair de uma transparência de 47% para 84% significa uma respeitabilidade maior da sociedade. Quando o TCU e o TCE avaliam que a Assembleia passa a ter o selo ouro de transparência, isso é um caminho sem volta. Acredito que o desafio do próximo presidente, que assume hoje, é transformar isso em selo diamante, ganhando cada vez mais o respeito da sociedade. Então, o momento de transparência na Assembleia é um marco que repercute positivamente nessa gestão. Saio com o dever cumprido e agora vou cuidar do meu mandato, das minhas estratégias para 2026. Vamos disputar uma vaga na Câmara Federal, e vamos dialogar com os partidos, com os trabalhadores. Como Solidariedade, vou buscar o melhor caminho para chegar a Brasília com um mandato federal, defendendo as bandeiras que sempre defendi aqui na Alepi”, declarou Franzé Silva.

Outros deputados também compartilharam suas expectativas para o novo biênio. O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) ressaltou a importância de 2025 ser um ano não eleitoral, o que pode favorecer a apreciação de matérias relevantes para o estado. “Seguiremos trabalhando agora em 2025, um ano não eleitoral, e a expectativa é que esta casa possa apreciar importantes matérias em favor do povo do Piauí”, disse.

Já o deputado Ziza Carvalho (PT) destacou a experiência política de Severo Eulálio e sua trajetória familiar, expressando confiança em sua capacidade de conduzir os destinos do legislativo

“É uma responsabilidade muito grande, mas ele tem a experiência de seu pai, Kleber Eulálio, que foi um grande parlamentar e presidente da casa. Tenho certeza que ele tem tudo para conduzir de forma republicana e coerente os destinos do poder legislativo. Fico feliz por um correligionário do partido, alguém que entrou na vida política junto comigo. Estamos no terceiro mandato convivendo na Assembleia, e uma nova era começa nesta casa. Acredito que o Piauí só tem a ganhar”, afirmou Ziza Carvalho.

O deputado federal Castro Neto (MDB), presente na solenidade, também destacou a importância do novo mandato de Severo Eulálio. Ele expressou confiança no trabalho do colega e ressaltou as qualidades que o tornam apto para a presidência da Alepi.

“A minha esperança é que o Severo faça um bom mandato, com dedicação, muito trabalho e compromisso pelo povo do Piauí, e pela região de Picos. O Severo eu conheço, é um irmão, um amigo, competente, sério, trabalhador, e tenho certeza que será um grande presidente e dará o destaque que essa Casa e o Piauí merecem”, afirmou Castro Neto.

O governador do Piauí, durante a solenidade, o governador também realizou a leitura da mensagem do Executivo.

Fonteles reafirmou o compromisso de manter uma relação harmônica e independente com o Legislativo, destacando a importância da parceria para a implementação de políticas públicas. “Continuaremos essa relação harmoniosa e independente, como deve ser, pois quase todas as políticas públicas que o Executivo pretende desenvolver passam pela atuação legislativa”, afirmou.

Ainda durante a solenidade, Rafael realizou a leitura da mensagem do governador, fazendo um levantamento das ações já executadas pelo Governo do Estado. Educação em tempo integral e profissionalizante, saúde digital, redução nos índices de criminalidade e da extrema pobreza, inovação tecnológica e a melhoria da malha rodoviária do estado foram os destaques na mensagem.

Severo Eulálio, natural de Teresina, nasceu em 7 de outubro de 1983. Formado em direito e administração com habilitação em marketing pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), ele iniciou sua trajetória política em 2014, quando foi eleito deputado estadual pelo PMDB. Reelegeu-se pelo MDB em 2018 e 2022, consolidando sua atuação no legislativo piauiense. Sua família tem tradição na política: seu pai, Kleber Dantas Eulálio, foi deputado estadual por sete mandatos, e seu avô, Severo Maria Eulálio, foi deputado federal pelo Piauí em 1970.

A posse de Severo Eulálio marca o início de um novo ciclo na Alepi, com expectativas em torno das pautas que serão priorizadas no biênio 2025–2026.

Mais fotos