Severo Eulálio assume presidência da Assembleia Legislativa do Piauí em 2025

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai ter um novo presidente a partir de 1º de fevereiro de 2025. O deputado Severo Eulálio (MDB) ocupará o lugar de Franzé Silva (PT). Os dois presidentes e suas mesas diretoras foram eleitos ainda em 2023.

O futuro presidente da Alepi destacou que é uma honra para qualquer parlamentar chegar à presidência da Assembleia e comentou sobre as expectativas que tem para o próximo biênio 2025/2026.

Para o deputado, a conclusão da reforma da Alepi é fundamental para melhor receber a população, além de alocar melhor os deputados e deputadas, que têm atendido os populares em seus escritórios, como é o caso dele, que tem atendido na sede do MDB.

Ele pretende trazer mais agilidade para a casa, no fortalecimento de todo o processo administrativo e legislativo.

“Nós somos o poder legislativo, nós somos deputados, nós estamos lá para elaborar e discutir as leis que chegam lá [na] assembleia, dos poderes ou oriundos dos deputados, então a minha ideia é fortalecer os processos legislativos para que eles possam ser mais céleres, mais rápidos, mais transparentes, que as comissões possam estar fortalecidas, que cada comissão possa discutir sua matéria, de sua relevância.”

O novo presidente da Alepi quer investir também no processo informativo da casa, trazendo a tecnologia da inteligência artificial, para facilitar o trabalho dos deputados e das comissões, onde cada um possa visualizar todos os processos em destaque por meio de um sistema mais amplo.

“Quero diminuir a quantidade de papel que nós ainda temos, trazendo tecnologia, se possível, trazer um pouco dessa nova etapa que estamos vivendo, que é a inteligência artificial, então quero depois conversar com os deputados e inclusive o secretário de estado [de Inteligência Artificial] André Macedo”, finalizou o deputado

Fonte: O Dia