A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus-PI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza um curso de operação em manutenção de roçadeiras para reeducandos da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina.
A capacitação é mais uma forma de possibilitar a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. A atividade possui carga horária de 16 horas/aula e contempla 11 internos da unidade penal.
O instrutor do Senar-PI, Juvenal Meireles, falou sobre a demanda de mercado e o aprendizado oferecido pelo curso. “Tem uma demanda muito grande para manutenção e operação dessas máquinas. A procura é muito boa. Eles estão aprendendo a desmontar, fazer reparos e a operação de como trabalhar com segurança com esse maquinário”, comentou.
Para os reeducandos, trata-se de uma oportunidade para aprender mais e para ampliar as possibilidades de trabalho e empreendedorismo. “Já trabalhei com roçadeiras, mas não sabia mexer com a parte técnica delas, da manutenção. É um curso muito importante pra gente aprender mais, montar um negócio”, disse o reeducando Francisco Monção.
O curso de operação e manutenção de roçadeira possui certificado com abrangência e reconhecimento em todo território nacional.