
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, nesta sexta (11) e sábado (12), do primeiro encontro do Projeto Diálogos pelo Piauí, em Picos, com ações que unem tecnologia, inclusão e compromisso com a alfabetização. O evento marca o início de uma série de encontros promovidos pelo Governo do Estado para aproximar a população das políticas públicas e fortalecer o planejamento participativo nos doze territórios de desenvolvimento.
Na arena de serviços, a Seduc realiza uma força-tarefa de busca ativa para o Programa Alfabetiza Piauí, que já se destaca nacionalmente por alfabetizar jovens, adultos e idosos com apoio financeiro e acompanhamento pedagógico. Serão ofertadas matrículas para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todas as etapas do Ensino Fundamental e Médio. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência no estande da Secretaria.
Inovação que transforma
Outra atração é a oficina de Inteligência Artificial, uma das apostas do Piauí para a transformação da educação pública. O estado é o primeiro das Américas a incluir a disciplina de IA como conteúdo obrigatório nas escolas da rede estadual, com mais de 120 mil estudantes já beneficiados. Durante o evento, o público poderá interagir com óculos de Realidade Virtual, testar aplicativos de IA e explorar ferramentas de criação de conteúdo com IA generativa, como vídeos e imagens produzidas a partir de comandos simples.
Ações para Primeira Infância
Em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí, a Seduc também apresenta o Kit Mobiliário Creche, com 23 itens essenciais para a estruturação de espaços de aprendizagem na primeira infância — de playgrounds a bebedouros infantis. No mesmo espaço, será oferecida a oficina da boneca Abayomi, símbolo de resistência negra e identidade cultural, dentro do Programa Educar Mais Cedo para Respeitar.
Educação que alcança e transforma
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a participação da Seduc no Diálogos pelo Piauí mostra que o estado segue firme na missão de garantir oportunidades educacionais reais para todos.
“Já alfabetizamos mais de 9 mil jovens, adultos e idosos com o Alfabetiza Piauí. Conquistamos o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apoiando os municípios a fortalecer suas políticas voltadas à Primeira Infância. Essas ações mostram como o acesso à leitura e à escrita está mudando histórias. E quando olhamos para o pioneirismo da nossa rede, que ensina Inteligência Artificial nas nossas Escolas de Tempo Integral, fica claro que o Piauí está na vanguarda da Educação Pública no Brasil”, destaca o secretário.
Mais fotos