40.7 C
Picos

Secretária de Saúde de Amarante é diagnosticada com coronavírus; marido também foi infectado

#

A secretária municipal de saúde de Amarante, Antônia Carvalho, foi diagnosticada com coronavírus. O marido dela, além dos pais e do irmão, que não moram no município, também testaram positivo para a doença e estão internados em Teresina. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (6) em rede social pelo seu genro, o prefeito Diego Teixeira.

O teste positivo da secretária Antônia Carvalho é o terceiro caso confirmado de coronavírus em Amarante. Após os resultados positivos na família, o prefeito anunciou aquisição de mais testes rápidos para o município.

“Amigos, é com muita preocupação e angústia que comunico a vocês que a secretária de Saúde do município, Antônia Carvalho, minha sogra, testou positivo para a Covid-19. Oficialmente, temos três casos no município de Amarante. Esses dias foram de muita aflição para a minha família e, infelizmente, o resultado que tanto temíamos chegou hoje”, disse.

Segundo o prefeito, a secretária tomou todos os cuidados e mesmo assim foi infectada. Ele revelou que desde a possibilidade da contaminação, todos da família fizeram os testes rápidos, os quais deram negativos, e seguem em isolamento, conforme as recomendações médicas.

“A Dona Toinha não apresentou os sintomas, fez dois testes rápidos que apresentaram resultado negativo e o exame laboratorial apontou que ela já teve contato com o vírus, ou seja, foi uma pessoa que não apresentou sintomas, mas a sua família sofreu as consequências disso. Ela está muito abalada emocionalmente, já que quatro pessoas da sua família (esposo, pai, mãe e irmão) foram diagnosticados com a doença e estão internados em Teresina”, revelou Diego Teixeira.

O prefeito de Amarante destacou que o sogro, Deusdedith de Carvalho, foi primeiro caso diagnosticado do município. Ele segue internado, em tratamento e o seu quadro de saúde é estável.

“Sei que por sermos pessoas públicas temos a obrigação de sermos transparentes e em nenhum momento fugimos dessa responsabilidade, mas antes de tudo aqui existe uma família apreensiva buscando lidar com uma doença tão grave e desconhecida. Que Deus dê a cura a todos os diagnosticados e serenidade à minha esposa, Ana Tércia, para que ela supere esse momento difícil”, ressaltou.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBCLavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas das formas de se prevenir:

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Fonte: G1

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas