
A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí por meio da Secretaria de Cultura realizou na manhã desta sexta-feira, 11, uma reunião com os trabalhadores que fazem parte da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais inscritos e deferidos para recebimento do auxílio emergencial conforme Lei Aldir Blanc, (14.017/ 2020), para assinatura do Termo de Compromisso.
O município de Belém aderiu ao programa através do prefeito Ademar Carvalho, que assinou o Termo de Adesão no dia 28 de agosto de 2020, o que possibilitou que a cidade pudesse receber os recursos, no valor de R$ 41.700,95 (Quarenta e Um Mil e Setecentos Reais e Noventa e Cinco Centavos). Os recursos serão liberados para os cadastrados no dia 21 de dezembro.
O prefeito Ademar Carvalho que esteve presente na reunião, destacou que auxílio trará respiro para a cultura local. “Essa contribuição é uma conquista importante para o setor cultural, Belém do Piauí possui grandes artistas, que infelizmente vem sofrendo com a interrupção de seus trabalhos, inclusive dos eventos. Ficamos felizes em saber que, com esse apoio, os nossos talentos vão continuar brilhando”, comentou.
Os repasses foram divididos entre duas categorias, sendo elas, o apoio para manutenção de grupos e espaços culturais, e o apoio e incentivo Cultural destinado a manutenção de agentes de espaços e realização de atividades artísticas.
Ao todo foram realizados 10 cadastros, nos mais diversos segmentos de cultura. Para ter direito a renda emergencial os inscritos deveriam ter atuação comprovada na área social ou profissionalmente nas áreas artísticas e cultural.
De acordo com o secretário de Cultura, Edson Ribeiro, os recursos serão repassados através da conta bancária devidamente cadastradas no sistema da prefeitura para que todos possam receber o auxílio da LAB com transparência e responsabilidade, onde alguns beneficiários prestam contas antes do recebimento dos recursos, e outros apenas após o período de 30 dias. “Trabalhamos dia e noite para não deixar de fora nenhum artista que tenha o direito legal de receber o auxílio, com o apoio da Prefeitura, que também faz sua parte para ajudar classe, com editais e diversas ações.” Frisou.
Fotos;