Secretaria de Assistência Social de Francisco Macedo promove palestra sobre o Cadastro Único e Programas Sociais

Visando fornecer informações e esclarecer dúvidas da população sobre o Cadastro Único para Programas Sociais, a Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria de Assistência Social, realizou uma importante palestra nesta quinta-feira (12). O evento ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, reunindo representantes do governo municipal, técnicos sociais e beneficiários dos programas sociais.

A palestra foi conduzida pelo técnico da Assistência Social, Oziel Pinheiro, que abordou detalhadamente o funcionamento dos programas sociais disponíveis no município.

Durante sua apresentação, ele também explanou dados atualizados da pasta, destacando as ações desenvolvidas ao longo do ano e programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, Pé de Meia, Dignidade Menstrual, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Entre os temas discutidos, ganharam destaque os critérios de elegibilidade para participação no Bolsa Família, a necessidade de manter os dados do Cadastro Único atualizados, os direitos dos beneficiários, e informações gerais sobre os programas sociais oferecidos pela Prefeitura.

A secretária de Assistência Social, Ester Damares, falou sobre o objetivo do encontro. “Nosso principal objetivo com este encontro é informar a população sobre seus direitos nos programas sociais, utilizando o Cadastro Único como ferramenta essencial. Além disso, buscamos fortalecer parcerias estratégicas com setores como Saúde, Educação e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Trabalhamos em colaboração para alcançar o maior número possível de pessoas no município, garantindo que estejam cadastradas e cientes dos benefícios disponíveis. Durante a reunião, também apresentamos o relatório anual com as conquistas obtidas por meio da Assistência Social, destacando os cursos realizados e outras ações relevantes para a comunidade.” Disse.

O técnico Oziel Pinheiro reforçou a importância da iniciativa. “Realizamos essa palestra com o objetivo de destacar para a população a importância da intersetorialidade, ou seja, a conexão entre os diversos setores do município que atendem ao mesmo público. Por exemplo, o público da assistência social também é atendido pela saúde, educação, agricultura, sindicato e outras instituições. É fundamental que esses setores estejam alinhados para oferecer às famílias mais benefícios, maior segurança e tranquilidade. Assim, evitamos que a população mais vulnerável do município enfrente prejuízos e garantimos que todos tenham acesso pleno aos direitos e serviços disponíveis.” Enfatizou.

Ao final do encontro, os participantes puderam fazer perguntas e obter esclarecimentos diretamente com os técnicos presentes, consolidando o momento como um espaço de integração e cidadania. Presente no encontro, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Macedo, Rejane Macedo, falou das ações desenvolvidas, e serviços ofertados.

Mais fotos;