
A Secretaria da Mulher de Araripina teve participação de destaque na 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no Recife, onde foram escolhidas as delegadas que representarão o Sertão do Araripe na Conferência Nacional, prevista para o final de setembro, em Brasília. O encontro contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representantes da ONU Mulheres e do Ministério das Mulheres.
Entre as representantes eleitas, está a secretária da Mulher de Araripina, Kalyne Barros, que terá a missão de levar à etapa federal as principais pautas defendidas pela região. Também foram escolhidas como delegadas Josiane Lima, secretária da Mulher de Santa Filomena, e Dra. Lurdes, psicóloga e secretária da Mulher de Granito.
Durante a conferência, a Secretaria da Mulher de Araripina defendeu propostas estratégicas que serão levadas à esfera nacional, com destaque para:
- Tipificação da Secretaria da Mulher e criação do fundo próprio de verbas (NOAMULHER);
- Instalação de Delegacias da Mulher em três cidades-polo de cada região, incluindo Araripina;
- Paridade de gênero como forma de ampliar a participação das mulheres nos espaços de poder.
A secretária Kalyne Barros destacou que a participação de Araripina reafirma o compromisso da gestão municipal em fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres, garantindo voz e representatividade às sertanejas em nível nacional.