
A Secretaria de Saúde de Picos segue dando continuidade ao Plano de Imunização contra Covid-19 que nesta nova fase contemplará idosos de 75 à 79 anos. Além da campanha, a pasta também vem se empenhando para viabilizar o processo de aquisição de doses via consórcio pelo município.
O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, explicou que o processo para viabilidade do consórcio será concluído nesta segunda-feira (22) com a reunião do Comitê da Assembleia Geral do Consórcio.
“A partir de amanhã já estará tudo regularizado para que as compras de vacinas através do Consórcio possam ser efetuadas. A priori o recurso para compra das vacinas não deverá ocorrer com recursos do município, mas se caso for necessário temos ainda recurso disponível da Covid, que é suficiente para a compra de quase 100% da cobertura vacinal de Picos”, pontuou.
As outras etapas já cumpridas pelo município foi de adesão do consórcio e aprovação do Projeto de Lei pela Câmara Municipal.
Campanha
O município de Picos recebeu 4.259 doses de vacina contra a Covid-19 (primeira etapa) e 1.939 para segunda etapa. Até a manhã desta segunda-feira (22) já haviam sido aplicadas 3.610 doses (primeira etapa) e 1.312 ( segunda etapa).
Aldo Gil explica como está sendo articulada a imunização no município que vem enfrentando dificuldades com número de doses insuficientes para atender a demanda.
“Nós estamos na fase de vacinação dos idosos a partir de 75 anos. Já tivemos a vacinação de 90, 85 à 89, de 80 à 84 e estamos na etapa de 75 à 79 anos. Estamos tendo um problema com a desfazem dos públicos-alvos, porque o Ministério da Saúde tomou por base o último Censo do IBGE de 2010 que já não representa mais a realidade, por isso as doses não estão suficientes. Estamos procurando solucionar esse problema e estamos seguindo o protocolo”, frisou.
A coordenadora de imunização de Picos, Mariana Pontes, destacou que a imunização do público-alvo tem ocorrido nos postos de vacinação e também em caráter domiciliar.
“A vacinação está ocorrendo por ordem de chegada através da distribuição de senha. Existe também a vacinação à domicílio para os idosos acamados e domiciliados. A vacinação de idosos de 90, 85 à 89 anos foi bem mais tranquila, pois era um público menor e os postos de Saúde conseguiram abrigar a população. Nos demais públicos observamos que as UBS ficaram pequenas para abrigar tantos idosos e por isso estamos descentralizando a vacina para os colégios que são espaços cobertos e onde será disponibilizado cadeiras para todos os idosos para que fiquem bem acomodados”, concluiu.
Além das Unidades Básicas de Saúde, as escolas PREMEM e Mário Martins foram disponibilizadas para vacinação.
Fonte: Folha Atual