Home Geral Saúde de Pernambuco começa processo de modernização do sistema de regulação assistencial

Saúde de Pernambuco começa processo de modernização do sistema de regulação assistencial

0
Saúde de Pernambuco começa processo de modernização do sistema de regulação assistencial
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está promovendo mais uma etapa de qualificação no Sistema de Regulação Assistencial, através da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). A iniciativa está alinhada ao novo Modelo de Informação da Regulação Assistencial (MIRA), instituído pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo ampliar e organizar o acesso da população aos serviços de saúde no âmbito do SUS.

A unificação dos itens de agendamento no sistema estadual permitirá uma gestão mais clara, padronizada e transparente das filas de espera por especialidade, fortalecendo a eficiência do processo regulatório. Com a mudança, haverá uma redução significativa na quantidade de itens de consultas cadastrados, passando de 1.049 para 115.

O processo começa nesta terça-feira (26/08), contemplando inicialmente as especialidades de oftalmologia, geriatria, pediatria e planejamento familiar.

Todos os dados estarão seguros, com a realização de backup completo antes da atualização. A expectativa é que a mudança torne as filas mais organizadas e facilite o acesso de gestores, unidades de saúde e usuários às informações sobre consultas especializadas.

“A unificação do sistema de regulação representa um avanço estratégico para Pernambuco. Esse processo garante maior padronização, transparência e eficiência na gestão das filas de espera, facilitando o acesso da população às consultas especializadas. É uma mudança que fortalece a assistência, dá mais clareza para gestores e unidades de saúde e contribui para a qualidade do atendimento no SUS”, destacou a secretária executiva de Regulação, Bruna Dornelas.

CMCE – A Central de Marcação de Consultas e Exames, é a ferramenta que organiza e gerencia o acesso da população a consultas especializadas e exames ofertados pelo SUS. Por meio dele, é possível padronizar e acompanhar as filas de espera, garantindo mais transparência, eficiência e equidade no atendimento. O CMCE permite que gestores e unidades de saúde tenham uma visão clara da demanda e da oferta de serviços, contribuindo para que os pacientes sejam atendidos de forma mais ágil e justa.