Com o objetivo de resgatar pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos, que ainda não foram vacinadas ou que estejam com o esquema de vacinação incompleto, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí por meio da Secretaria de Saúde realizou neste sábado, 15, o dia “D” de vacinação contra o sarampo.
A campanha de vacinação seletiva de tríplice viral, que combate o sarampo, caxumba e rubéola foi realizada na Unidade Básica de Saúde, Adão Batista de Oliveira, com início às 8h e encerramento às 17h.
Vale destacar que o município segue todas as orientações do ministério da saúde, onde durante todo o ano de 2019 quando surgiram os primeiros casos de sarampo no país diversas ações voltadas para prevenção da doença como mobilizações e campanhas de intensificações foram realizadas.
O balanço final desta primeira campanha de 2020 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, administrada pelo gestor, Nil Boeiro, foi de aproximadamente 400 pessoas atendidas entre crianças, adolescentes e adultos. Vale ressaltar que durante a campanha, toda a equipe da saúde municipal esteve mobilizada na ação.
O secretário informou ainda que a programação que teve início dia 10 de fevereiro segue até o dia 3 de março.
A Doença
Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
Fotos;
Da redação, InfoNewss.com