A Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado, 8 de junho, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Adão Batista de Oliveira e mobilizou a comunidade local em prol da imunização infantil.
A iniciativa faz parte de um esforço nacional, com cidades de todo o Brasil organizando mutirões para reduzir o número de crianças não vacinadas e reforçar as medidas para a erradicação da poliomielite. A campanha deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde em 27 de maio, vai até 14 de junho. A meta de 2024 é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo — cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos.
Além da vacinação contra a poliomielite, a ação também incluiu a administração de outras vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente. O objetivo principal foi reforçar a imunização e a proteção das crianças contra doenças altamente contagiosas.
Conhecida como pólio, a poliomielite, é uma doença viral que pode causar paralisia e, em casos extremos, levar à morte. Transmitida principalmente pelo contato com fezes infectadas, a vacinação é crucial para prevenir a propagação do vírus.
O secretário municipal de saúde, Nil Boeiro, destacou a importância da imunização: “A vacinação é fundamental para proteger nossas crianças contra doenças graves e altamente contagiosas. É um ato de amor e responsabilidade com as futuras gerações,” disse o secretário.
Belém do Piauí se une ao esforço global para manter as crianças protegidas e contribuir para a erradicação da poliomielite e outras doenças preveníveis por vacinação.
Fotos;