São João de Araripina ocorreu com tranquilidade e operação de segurança bem-sucedida

Com cinco noites de festa, o São João Bom de Verdade 2025 de Araripina encerrou suas atividades no último sábado (28) com um saldo amplamente positivo no que diz respeito à segurança pública e à mobilidade urbana. O evento, já tradicional no calendário cultural do município, atraiu milhares de visitantes e marcado por uma operação integrada envolvendo forças de segurança estaduais, municipais e federais.

— Participe do nosso grupo no WhatsApp e tenha as principais atualizações em tempo real!

Milhares de pessoas participaram da programação, que teve uma das noites com recorde de público e levou uma multidão ao Parque Três Vaqueiros, lotando a arena principal e forçando o fechamento dos portões por questões de segurança — um reflexo da força e da proporção que a festa alcançou.

— Clique aqui e confira a cobertura especial do Portal InfoNewss no São João de Araripina 2025!

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuou diariamente com um efetivo entre 11 e 12 agentes por dia, comemorou o resultado da operação. Segundo o policial rodoviário federal Diogens Júnior, o foco principal foi a segurança viária, e nenhuma ocorrência de acidente foi registrada durante os cinco dias de evento. “Cumprimos nossa missão de resguardar vidas. O fluxo da sexta-feira, 27, foi o mais intenso, mas conseguimos garantir a segurança da população com muito êxito, em parceria com a AMMTT”, destacou.

A Polícia Militar de Pernambuco, por meio da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), também traçou um planejamento detalhado de policiamento preventivo. Conforme informou o tenente Joseph Myke, não houve registro de ocorrências de grande vulto. Três plataformas de policiamento foram montadas, com 15 policiais em cada uma, além de ações de controle na entrada do evento com busca pessoal e fiscalização de materiais proibidos, como garrafas de vidro e objetos perfurocortantes. “O São João ocorreu com excelência e tranquilidade. Segurança pública prestada de forma perfeita”, avaliou o tenente.

Do lado do Corpo de Bombeiros, o Cabo Gonçalves, do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, relatou que, embora algumas ocorrências tenham sido registradas, nenhuma apresentou gravidade e o evento transcorreu dentro da normalidade. “Foi um bom evento para trabalhar, com apoio da Polícia Militar, PRF, Polícia Civil e da própria Prefeitura. Um trabalho integrado e bem organizado”, declarou.

Na área de trânsito, a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMMTT) também avaliou de forma positiva a logística implementada. O coordenador Jezreel enfatizou que, graças ao planejamento antecipado e ao apoio da população, não houve sinistros envolvendo veículos ou pedestres durante o evento. “Encerramos com um balanço positivo, reflexo de meses de trabalho e do bom retorno da população às nossas orientações”, afirmou.

A segurança privada, que também atuou em conjunto com os órgãos públicos, confirmou a tranquilidade nos cinco dias de festa. “Nenhuma ocorrência registrada. Tivemos total êxito. Foi um evento de sucesso, com zero problemas relacionados à segurança”, destacou David, chefe da equipe de segurança privada.

O São João de Araripina 2025 se consolida, assim, como um exemplo de gestão eficiente e integração entre os órgãos de segurança, resultando em uma festa marcada não apenas pela alegria e tradição, mas também pela responsabilidade e compromisso com o bem-estar dos participantes.