
O São João de Araripina 2025 chegou ao fim no último sábado (28) e marcou um momento histórico para o município. Ao longo dos cinco dias de festa, mais de 300 mil pessoas passaram pelo Parque Três Vaqueiros, consolidando o evento como o maior já realizado na cidade. A festa contou com grandes atrações nacionais, valorização dos artistas locais e uma estrutura inédita que impulsionou não somente o turismo, mas também a economia e a visibilidade de Araripina em todo o Brasil.
— Clique aqui e confira a cobertura especial do Portal InfoNewss no São João de Araripina 2025!
De acordo com estimativas da organização, mais de R$ 1 milhão circularam na economia local desde o fim de maio até o encerramento da programação. O comércio, a rede hoteleira, os vendedores ambulantes e os barraqueiros comemoraram os resultados. A edição deste ano também se destacou pela inclusão: houve intérpretes de Libras, área ampliada para pessoas com deficiência e redução das taxas para os trabalhadores informais.
— Participe do nosso grupo no WhatsApp e tenha as principais atualizações em tempo real!
A presença de nomes como o humorista Tirulipa e de influenciadores digitais contribuiu para ampliar o alcance do São João nas redes sociais, gerando milhões de visualizações e ampliando a repercussão do evento para além das fronteiras de Pernambuco. Com isso, Araripina reafirmou seu papel como um dos maiores polos juninos do estado.
Além da programação principal, a retomada do São João dos Bairros, o Concurso de Quadrilhas, a Festa da Sanfona e a maior estrutura de palco já vista na cidade elevaram o nível da festa, atraindo turistas de todo o estado e de outras regiões do país.
“Estamos felizes e orgulhosos por realizar o maior São João da história de Araripina. Pensamos em cada detalhe para valorizar nossa cultura, aquecer a economia e promover inclusão. Ver nossa cidade sendo destaque em todo o estado é uma grande conquista”, afirmou o prefeito Evilásio Mateus.
O vice-prefeito Bringel Filho também comemorou o sucesso. “O São João de Araripina mostrou mais uma vez o potencial que nossa terra tem. Foi um trabalho coletivo que envolveu as secretarias de Cultura, Comunicação e Turismo, os comerciantes, os artistas e, claro, nosso povo que faz essa festa ser do tamanho que é.”
A grandiosidade do evento também atraiu autoridades e lideranças políticas. Durante os dias de festa, estiveram em Araripina o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; os deputados federais Fernando Filho e Augusto Coutinho; o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba; o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho; além de diversos prefeitos da região.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho elogiou a gestão municipal e a dimensão da festa. “Araripina dá uma aula de organização, planejamento e respeito à cultura nordestina. O São João aqui não é só uma celebração, é um motor que movimenta a economia, gera empregos e fortalece o turismo regional. O Governo Federal reconhece esse esforço e está ao lado do município para ajudar ainda mais”, afirmou o ministro.
O deputado estadual e atual secretário de Turismo de Pernambuco, Kaio Maniçoba, reafirmou o apoio do Governo do Estado. “O que está sendo feito em Araripina é digno de reconhecimento. O São João Bom de Verdade reforça o calendário turístico de Pernambuco e projeta o estado nacionalmente. O governo segue parceiro desta gestão que tem feito a diferença”, declarou.
A deputada Roberta Arraes, figura central no apoio político ao evento, reforçou o trabalho conjunto que vem garantindo conquistas importantes para a cidade. “Este São João é resultado de um esforço coletivo. Além da festa, estamos entregando obras estruturantes como o Hospital do Câncer e o Aeroporto. Isso mostra o compromisso de Araripina com o desenvolvimento e com o bem-estar do seu povo”, disse.
O secretário municipal de Cultura, Lídio Falcão, destacou a estrutura montada para o evento e a importância do São João para o turismo e a economia local.
“Foi uma megaestrutura de segurança e de serviços montada para atender a população. O Parque Três Vaqueiros esteve totalmente preparado, tudo no jeito. Contamos com o maior palco da história do São João de Araripina, feito especialmente para a cidade, à altura do nosso povo. Além disso, tivemos barracas de drinks, lanchonetes, praça de alimentação, banheiros químicos, o pavilhão do artesanato em parceria com o Sebrae e o espaço kids do Sesc. Na segurança, atuaram a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, além de dois postos de atendimento da Secretaria de Saúde.”
O secretário de Comunicação do município, Joanderson Almeida, fez uma avaliação extremamente positiva do evento junino, destacando o desafio de realizar um evento de grande porte logo no primeiro ano da atual gestão.
“Foi o nosso primeiro ano de gestão, com pouco tempo para organizar um São João tão grande, mas conseguimos entregar uma estrutura que entrou para a história como a maior que Araripina já teve. Também foi o primeiro São João com a marca ‘Bom de Verdade’, que já vinha sendo bem recebida pela população antes mesmo da festa começar. O slogan caiu nas graças do povo e isso mostra a força da comunicação com o público”, destacou.
Representando o Legislativo Municipal, a vereadora e primeira-dama Kaligia Mateus destacou o planejamento e o impacto da festa para o município.
“A festa não foi apenas para o nosso povo, mas para todos que chegaram e foram acolhidos com muito carinho. Desde a primeira noite até o dia 28, tivemos muita festa, alegria, descontração e hospitalidade.”