O município de Picos, segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste, apresenta um trânsito frenético. Diariamente, são milhares de veículos que circulam pela cidade e, em decorrência deste cenário, acidentes ocorrem com frequência.
Segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de janeiro a novembro de 2024, 552 acidentes foram registrados.
Do presente número (552), 80% das pessoas que se envolvem neste tipo de ocorrência são do público masculino. Além disso, na grande maioria dos casos, os acidentes envolvem traumas e levam as vítimas a óbito.
A médica socorrista do Samu, Paloma Lustosa, explicou que no atendimento e socorro às vítimas é comum que outras instituições também atuem, formando uma verdadeira força-tarefa em prol da vida.
“As pessoas ao acionarem o Samu, já imaginam que a equipe chegará de pronto no local do acidente. Vários fatores precisam ser observados, como o trajeto que precisamos seguir, há locais que levamos 30 minutos, uma hora, devido a distância. Além disso, há casos em que precisamos acionar outros órgãos como Corpo de Bombeiros, empresa fornecedora de energia, polícia, para que possamos de fato socorrer as vítimas em segurança”, frisou.
Acidentes em 2024
- Janeiro – 36
- Fevereiro – 33
- Março – 51
- Abril – 34
- Maio – 55
- Junho – 50
- Julho – 52
- Agosto – 61
- Setembro – 66
- Outubro – 63
Fonte: Cidade Verde Picos