
A tão esperada Carteira de Identidade Nacional (CIN), apelidada como o novo RG, está ganhando espaço no Brasil. Com a premissa de tornar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) o único número de identificação para serviços públicos, já foram emitidas cerca de quatro milhões de unidades até o momento.
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a CIN é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais protegidos mundialmente. Isso se deve às suas tecnologias e elementos de segurança, como QR Code, tecnologia blockchain, Machine Readable Zone (MRZ) e elementos gráficos conforme padrões internacionais.
Inicialmente emitida em papel, a previsão é que em breve a CIN esteja disponível em policarbonato. Além disso, os cidadãos terão acesso ao modelo digital por meio do aplicativo gov.br desde o momento da emissão.
COMO TIRAR? Atualmente, a emissão da nova identidade ocorre em 23 estados e no Distrito Federal. Cada estado define o órgão responsável e o modelo de troca das carteiras de identidade, porém, geralmente, pode ser solicitada nos institutos de identificação, no Departamento Estadual de Trânsito ou na Polícia Civil de cada local.
Apesar de ainda não ser possível emitir o novo RG pelo celular, é possível agendar o atendimento para a emissão presencial gratuitamente, conforme estabelecido pela Lei 7.116/83.
A CIN é um passo importante para a modernização do Estado brasileiro e para a simplificação da vida do cidadão. Além disso, agrupa num só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, NIS/PIS/Pasep e outros, como tipo sanguíneo, deficiências.
Onde emitir a CIN?
- Cada estado possui um sistema próprio de agendamento e emissão da CIN. Para mais informações, consulte o site do órgão responsável em seu estado.
Validade da CIN:
A validade da CIN varia conforme a idade do cidadão:
- 0 a 12 anos: 5 anos
- 12 a 60 anos: 10 anos
- Acima de 60 anos: Indeterminada
Passo a passo para emissão da CIN em alguns estados:
Piauí:
Para retirar o RG Digital, também chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), o cidadão deve comparecer presencialmente nos postos de Espaço da Cidadania nos municípios piauiense. É necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação, CPF e comprovante de endereço.
São Paulo:
- Baixe o aplicativo Poupatempo.
- Faça login com gov.br (nível prata ou ouro).
- Clique em “Obter CIN”.
- Confirme seus dados.
- Escolha o posto de atendimento, data e horário.
- Compareça com Certidão de Nascimento ou Casamento original.
Rio de Janeiro:
- Acesse www.detran.rj.gov.br.
- Clique em “Identificação Civil” e depois em “1ª via da Carteira de Identidade”.
- Preencha o formulário com seus dados.
- Agende o posto, data e horário.
- Compareça com Certidão de Nascimento ou Casamento original e comprovante de residência.
Distrito Federal:
- Compareça a um Posto de Identificação Biométrica (PIB) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) das 7h às 19h.
- Pegue uma senha.
- Apresente Certidão de Nascimento ou Casamento original.
Para outros estados, consulte o site do órgão responsável pela emissão da CIN.
Via Adaptado pela Redação Portal Info Newss, via Meio Norte (por Fabrício de Freitas) e com informações do Governo do Piauí